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Características de uma marca impactante e a acessibilidade digital


Logotipo central de marca rodeado por ícones de acessibilidade digital, representando a integração de uma marca impactante com a acessibilidade digital.

Sua marca empreendedora sabe transformar clientes em fãs e atingir o público diverso com a acessibilidade digital?


Se sua empresa fosse uma pessoa, ela seria atraente e poderia cativar as demais pessoas? Ela teria qual personalidade? Esse indivíduo despertaria quais emoções nas plateias?


Quais seriam os atributos e aspectos psicológicos dela? Numa época em que o mercado exige autenticidade, que tal comunicar humanidade em seu marketing?


Afinal, pessoas atraem pessoas pelas qualidades que elas têm. O mesmo acontece com empresas.


Agora, se esse marketing personalizado vier com acessibilidade digital, seu empreendimento terá maior reconhecimento! O conjunto dessas características qualitativas é chamado "Arquitetura da marca"!


Vamos conhecer esses detalhes e maiores definições desse conceito?


Arquitetura da marca, arquitetura da acessibilidade digital!


Uma marca é mais do que um nome, logotipo ou cor! É uma entidade complexa!

A diversidade e a pauta da pessoa com deficiência é igualmente complexa.


Por isso, um diálogo entre marca e audiência é uma conversa entre seres humanos! Exige cuidado, respeito e acessibilidade digital. O conjunto de características de uma marca empresarial agrega muito valor para os consumidores.


Um símbolo pode despertar uma gama muito variada de emoções e sentimentos. 


Até porque toda a marca é uma representação de algo especial. O que as pessoas falam sobre uma marca consolida conexões e laços emocionais. 

Marcas precisam estar no lugar das pessoas para entendê-las.


É a conquista da confiança entre consumidor e empresa. Pense a respeito dessas questões se sua marca fosse transformada num ser humano:


  1. Qual é a idade?

  2. Qual é o sexo?

  3. Quais são os traços psicológicos?

  4. Qual é o tipo de personalidade?


A potência de uma marca precisa ser entendida em toda a extensão dela. Vejamos um exemplo hipotético da própria Perto Digital. Nas linhas abaixo, a Perto Digital será “transformada” em uma pessoa com as características:


  • Teria idade entre 20 e 35 anos;

  • Poderia ser de ambas os sexos;

  • Teria um jeito moderno, inovador e adora quebrar regras;

  • É uma pessoa bem curiosa e inventiva;

  • Ela ama tecnologia e as possibilidades de melhorar o mundo com a acessibilidade digital;

  • Gosta de aprender coisas sobre inclusão digital e a pauta da pessoa com deficiência.


O marketing é o processo de conectar soluções corporativas, atributos e sentimentos para gerar confiabilidade. É o cultivo de uma relação bem especial com o público. Logo, seu marketing precisa focar em comunicar esses atributos de uma forma bem consistente! Há mais questões que você pode responder para aprofundar insights sobre a sua marca:


1) Quais são os atributos do produto?

2) Quais são os benefícios do produto?

3) Quais são os benefícios emocionais do produto?

4) Qual é a personalidade da marca?

5) Qual é a essência da marca?


Vamos examinar o exemplo da Perto Digital:


  1. Atributos do produto: Inovação tecnológica de ponta;

  2. Benefícios: Os recursos que apoiam clientes corporativos a praticar a inclusão digital, ganhar relevância e performance;

  3. Benefícios emocionais: sabe dialogar sobre a diversidade de um jeito que sensibiliza o mercado;

  4. Personalidade da “pessoa” Perto Digital: É uma pessoa criativa, inventiva, idealista e sonha com um mundo com menos capacitismo. 

  5. Essência: acesso digital.


Imaginar sua entidade empresarial como uma pessoa física dotada de vitalidade, sentimento e vontade fornece argumentos para o marketing.

A expressão “arquitetura de marca” expressa a ideia de que uma marca apresenta variadas características que precisam ser montadas. Um bom desempenho empresarial pode ser considerado de semelhante modo. São vários itens que precisam ser combinados.  Agora, posicionar sua empresa como um indivíduo gera insights até mesmo para consolidar uma cultura empresarial com valores diferenciados. Se seu site priorizar a inclusão, não é só a acessibilidade digital que é incorporada no seu modelo de negócios.

Toda a sua cultura empresarial será permeada por boas práticas inclusivas. Os benefícios são:


  1. atração de um público variado;

  2. ganho de maior relevância digital;


  1. marketing mais impactante;

  2. oferta de experiência digitais através de um site simples e amigável;

  3. lucro;

  4. consolidação de uma forte presença na vida dos clientes.


Seu site é só uma vitrine para seus serviços e produtos. Por mais que a tecnologia seja importante, o calor humano faz uma diferença brutal no contato com a audiência. 

Conciliar páginas web de fácil e inclusivo manuseio com uma mensagem poderosa pode consolidar uma relação sincera com o mercado.


Então: como seu negócio pode estar adaptado para a variabilidade humana e as muitas necessidades das pessoas com deficiência? 


Arquitetura do seu sucesso corporativo!


Combine variados recursos para posicionar seu site como acessibilidade digital.

Colabore com uma web mais inclusiva! A proposta de valor da Perto Digital apresenta um conjunto de ferramentas que agregam uma experiência digital acolhedora! 


Dialogue com diferentes públicos e ofereça uma fácil navegabilidade para as pessoas com deficiência.


Converse com a nossa equipe e fique sabendo mais sobre nossa tecnologia.






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