top of page

Boas práticas de gestão de talentos e acessibilidade digital


Ilustração minimalista destacando a inclusão e acessibilidade digital no ambiente de trabalho, com duas figuras humanas interagindo através de elementos digitais flutuantes, em um fundo simplificado com as cores da marca Perto Digital.

Como atrair e desenvolver talentos podem estar alinhados com o acesso digital?

Qual é a importância de combinar a gestão de talentos e acessibilidade digital?


Afinal, recursos e funcionalidades que garantem a acessibilidade no ambiente online são apenas ferramentas.


A gestão de talentos é um aspecto complementar. Se uma empresa contratar pessoas com deficiência, ela deve disponibilizar bem mais do que internet mais acessível.


Ações executadas para desenvolver as competências e habilidades de equipes combinam o virtual e o humano. 


Por isso, o texto a seguir apresenta como conciliar esses dois aspectos. 

A inclusão digital é uma oportunidade para a diversidade entregar bons resultados para os times usando tecnologia. Assim, todas as pessoas poderão trabalhar com maior independência e autonomia.


Além do mais, essa combinação da gestão do talento e acesso digital podem acelerar as carreiras dos colaboradores com deficiência.


O maior propósito deste artigo é apresentar como essa combinação pode entregar ganhos para a empresa como um todo. A seguir, as seções e subtítulos vão explorar o tema inclusão de talentos e acesso digital.


Por fim, a conclusão vai examinar como esses dois aspectos são complementares e podem gerar benefícios. 


Transforme radicalmente o uso da tecnologia e a valorização do capital humano com os insights desse texto!


Os desafios para a inclusão nas empresas


Quais os aspectos principais da atração e desenvolvimento de pessoas com deficiência em ambiente empresarial? O objetivo desta seção é apresentar um resumo da palestra “Principais desafios para inclusão do profissional com deficiência nas empresas”.



O apresentador é Guilherme Bara, consultor em diversidade e inclusão. Assim, todo o processo de inclusão exige preparo, estratégia e investimento em acessibilidade.


Há cinco pontos fundamentais para lidar com os desafios desse processo:


  1. Governança: a empresa manifesta o compromisso de incluir na missão dela? Esse compromisso é o passo fundamental para atrair talentos com perfis diversos. Assim, cumprir cotas com qualidade é outro aspecto de uma boa governança. Dialogar sobre esses temas nas reuniões de liderança ativa esforços para atrair candidatos certos. Precisa haver monitoramento por diretoria, área, focar em metas e período.

  2. Engajamento interno: é a maneira como a empresa sensibiliza equipes e times. O alinhamento de expectativas é imprescindível. Dessa forma, a atitude de fazer perguntas pode estimular esse alinhamento. Se, por exemplo, uma pessoa cega é contratada, a liderança precisa questionar o que ela precisa para acessar a internet.

São perguntas sensibilizadoras e focadas em construir soluções inclusivas.


  1. Marca Empregadora: é o modo como sua empresa comunica que há vagas para pessoas com deficiência. Uma boa estratégia é organizar eventos e feiras de empregos.

  2. Desenvolvimento: são processos seletivos internos especialmente adequados para estimular o avanço profissional dos colaboradores com deficiência.

  3. Protagonismo da diversidade: as pessoas com deficiência precisam assumir uma postura confiante e proativa. Afinal, a inclusão é um caminho de mão dupla: o colaborador contratado faz parte da solução. Agrega valor para a empresa e vice-versa. Ajudar a construir soluções para incluir todas as pessoas.


Como combinar gestão de talentos e acessibilidade digital?


O acesso digital é um aspecto que pode potencializar todos os 5 pontos citados anteriormente.


Um site mais inclusivo pode estimular o protagonismo dos colaboradores com deficiência, por exemplo. Dessa forma, entregas serão feitas com maior facilidade e o desempenho será ampliado.


A alta liderança pode ter metas realistas e desenhar processos seletivos internos bastante alinhados à performance dos colaboradores com deficiência.


Nesse sentido, a marca empregadora terá maior critério para comunicar que o ambiente empresarial interno é inclusivo. Sites em que o alto contraste escuro pode ser ativado e destacar conteúdo pode beneficiar muito colaboradores com daltonismo.


É um exemplo de funcionalidade que está incluída nas soluções da Perto Digital e agrega praticidade para a rotina profissional. 


São ações simples, efetivas, replicáveis e que entregam resultados robustos no dia a dia dos times. A comunicação se consolida entre empresas e equipes! Muitas situações podem ser avaliadas e tecnologias que promovem acesso digital podem incrementar a qualidade de vida das equipes. É uma adaptação plena!


O acesso digital perpassa pela governança, engajamento interno, marca empregadora, desenvolvimento e protagonismo da diversidade!


Necessidades bem específicas podem ser atendidas pela inovação inclusiva, gerando uma enorme transformação na gestão e no trabalho dos colaboradores.


Potencialize seus talentos com o acesso digital!


Com as funcionalidades certas, o acesso digital pode impactar e ampliar a produtividade do seu time!


A tecnologia da Perto Digital é específica para incluir pessoas com deficiência, o que promove conexões entre empresa e times. Converse com nossa equipe e conheça mais sobre os diferenciais e ganhos da nossa proposta.



Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page