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As 5 principais ferramentas de acessibilidade para websites


Interface de configuração de acessibilidade com opções de ajuste de texto, perfis de acessibilidade, e ícones de acessibilidade.

As principais ferramentas de acessibilidade para websites agregam muito valor para seu empreendimento.

Até porque uma parcela significativa da população brasileira enfrenta obstáculos diários para acessar a internet.

Dessa forma, investir em acessibilidade significa quebrar barreiras entre a marca e os clientes.

Pense no contexto das pessoas com deficiência. Muitas vezes, esse público se depara com barreiras que impossibilitam o acesso online.

Assim, existem diversos casos práticos de aplicações tecnológicas sendo usadas para a quebra de barreiras digitais.

É uma questão de agregar qualidade na experiência do seu usuário! 

O nosso texto de hoje vai aprofundar informações sobre as principais ferramentas para tornar ambientes online mais acessíveis.


Saiba quais os tipos de deficiência antes de investir em acessibilidade


Ilustração com ícones de acessibilidade: Braille, Libra, deficiência visual, cadeirante, bengala, surdez e mobilidade reduzida. Fundo azul e verde.

Estudar sobre os tipos de deficiência é um passo inicial importante antes de investir em acessibilidade.

Conhecendo essas particularidades, seu modelo de negócios consegue entregar uma jornada digital sob medida para o público.

Cada deficiência requer soluções específicas!

Afinal, contar com personalização gera maior conforto e comodidade para a sua base de clientes.

São os seguintes tipos de deficiência:


  • Deficiência auditiva ou surdez: esse tipo de deficiência impacta a capacidade de uma pessoa ouvir sons parcialmente ou totalmente. Na web, pessoas podem lidar com dificuldades para entender conteúdo de reuniões, áudio, vídeos, chamadas telefônicas e podcasts. Vale lembrar que nem todas as pessoas com deficiência auditiva têm perda total da audição. Essa deficiência tem diferentes graus de perda auditiva. Assim, apenas aquelas pessoas com grau severo são consideradas surdas.

  • Deficiência física ou limitação motora: quem tem deficiência física ou limitação motora têm o controle e a mobilidade afetados. Nesse contexto, pode haver dificuldade para usar dispositivos de entrada como mouse e teclados. Assim, navegar e se deslocar no ambiente virtual pode representar dificuldades, por exemplo.

  • Deficiência mental ou intelectual: há uma pluralidade de condições que abarcam a deficiência mental ou intelectual. Essas variedades de condições afetam o funcionamento cognitivo e intelectual de uma pessoa. Desse modo, compreender informações online pode ser um desafio. Linguagem muito técnica e excesso de elementos visuais são exemplos de entraves online. Esse caso requer práticas bem específicas para ativar a acessibilidade digital.

  • Deficiência visual ou cegueira: essa deficiência reduz a capacidade de ver com clareza. Pessoas com deficiência visual podem demandar ferramentas adaptadas para acessar informações digitais. Essas ferramentas incluem leitores de tela, ampliadores de tela e recursos que alteram contraste, por exemplo.


A seguir, vamos examinar a importância da acessibilidade em contexto web.


As principais ferramentas de acessibilidade para websites que agregam no seu negócio.


Ilustração de homem de negócios levantando uma seta apontando para cima, com gráfico de crescimento ao fundo e planta ao lado.

A acessibilidade digital é imprescindível, é uma questão ética! Todas as pessoas devem poder acessar informações livremente. Logo, os recursos da internet devem estar disponíveis para todos os perfis de públicos, não importando limitações ou habilidades.

Uma empresa deve saber se comunicar de forma acessível porque a inclusão é um tema coletivo.

Além do mais, participar da internet de forma igualitária e autônoma impacta vários públicos, não somente as pessoas com deficiência.

Exemplos desses públicos são os mercados constituídos por pessoas idosas, com baixa escolaridade ou com limitações temporárias.

Um exemplo de limitação seria uma mão quebrada, por exemplo.

Marcas que sabem dialogar com o coração das pessoas e entregam uma jornada digital fácil conquistam clientes.

A acessibilidade é tão fundamental que há diretrizes internacionais e leis para garantir a implementação dela. A Lei Brasileira de Inclusão e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (WCAG) são exemplos. 

Seguir ambos são passos dados para promover a inclusão digital e acolher as demandas das pessoas.

Um site que oferece igualdade de acesso e oportunidades valoriza a diversidade.

A internet precisa se tornar um lugar inclusivo que respeite a pluralidade de maneiras de consumir conteúdo.

Além de tudo isso, a internet acessível permite que as pessoas com deficiência participem ativamente da sociedade da informação. A questão do acesso é de extrema importância para se informar e se conectar com o mundo.


Como a tecnologia agrega valor para a acessibilidade da internet?


Imagem de tela de computador, tablet e smartphone, com ícones de acessibilidade utilizando símbolos de deficiência física, auditiva e visual.

A tecnologia tem uma função de destaque na busca por uma internet verdadeiramente acessível e acolhedora.

Aliás, com o avanço da acessibilidade para sites, barreiras são quebradas. Aliás, as ferramentas que permitem essa quebra de barreiras são chamadas de tecnologias assistivas.

Elas possibilitam que pessoas naveguem pela web de forma autônoma.

Geradores de legendas são exemplos de tecnologias assistivas que facilitam a vida de variados públicos.

Assim, pessoas com deficiência auditiva podem consumir conteúdo de forma independente.

As pessoas sem deficiência auditiva podem ser também amplamente beneficiadas pelas legendas. Isso acontece quando pessoas não podem ativar o áudio de algum vídeo quando estão em local público, por exemplo. 


Conheça as principais ferramentas de acessibilidade web

Ilustração de uma página web com gráficos, textos e uma barra de busca, destacando um ícone de acessibilidade no canto superior direito.

A inovação oferece variadas opções para tornar o ambiente digital mais acessível. Portanto, esta seção vai se dedicar a mencionar e se aprofundar sobre esses principais recursos.


  1. Ampliadores de tela: são recursos usados para ampliar o tamanho de elementos visuais. Esse aumento de tamanho ajuda pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O ajuste de zoom de acordo com as necessidades da pessoa usuária permite uma fácil e intuitiva leitura. O Perto Plugin, por exemplo, apresenta o ampliador de texto que funciona nesse sentido. 

  2. Leitores de tela: eles são softwares que transformam textos em áudio ou em braile. Este recurso permite que pessoas com deficiência visual acessem e naveguem por sites. O leitor de tela fornece descrição de imagens com base em texto alternativo. Além disso, o leitor de tela lê o texto e simplifica a navegação por meio de atalhos do teclado. O plugin Texto em fala converte documentos, textos e apresentação em áudio.


  3. Tradução de sites para Línguas de Sinais: Ela permite que conteúdo textual escrito no ambiente digital seja convertido para a Língua de Sinais. Essa solução é particularmente útil para pessoas surdas que se comunicam com Língua Brasileira de Sinais. O tradutor possibilita acessar informações de maneira visual. O Perto Libras é a solução que realiza essa tradução. Agregar Libras na sua empresa agrega muito na sua comunicação digital.

  4. Softwares por comando de voz: usando essa ferramenta, pessoas com deficiência física ou limitação motora podem interagir com conteúdo digital. Basta comando de voz para que recursos de sites sejam ativados. A tecnologia entrega uma navegação, digitação e interação mais fáceis. O uso de sites e aplicativos pode ser executado sem uso de dispositivos convencionais como mouses e teclados. O recurso “Comando de voz” do Perto Plugin viabiliza esse tipo de uso.

  5. A “Navegação por face” da Perto Digital apoia pessoas usuárias com dificuldades ou deficiência motora. Com essa ferramenta, esse perfil de público poderá navegar pelo seu site ou plataforma usando somente a face. Essa jornada agrega autonomia e dispensa periféricos como computador ou toques de tela. A pessoa usuária usa apenas face e webcam.


Todas essas soluções listadas garantem uma jornada ágil, objetiva e específica para que sua empresa ganhe maior notoriedade digital.

Oferecendo mais facilidade e comodidade, as pessoas vão se sentir atraídas pelas suas soluções. 

Dessa forma, essa maior notoriedade pode gerar vendas efetuadas e um poderoso marketing boca a boca ativado.

Todos os aspectos da experiência de compra colaboram para que seu negócio esteja próximo do coração das pessoas.

Seja uma marca sempre presente na memória afetiva do consumidor.

Apresente uma proposta de valor irresistível em um formato compatível com as necessidades das pessoas usuárias.


Posicione sua marca à serviço do diverso e do plural!

Seja uma empresa que trilhe um caminho próprio e se diferencie no mercado. A acessibilidade para sites é fundamental para garantir que as pessoas possam se encantar com sua proposta. Sua comunicação deve atingir todos os públicos, independentemente de habilidades ou limitações.

Coloque soluções acessíveis à disposição da diversidade e ofereça uma navegação muito mais objetiva e direta ao ponto.

Bom, o nosso texto tratou de dialogar sobre a importância das ferramentas de acessibilidades na quebra de barreiras. Na verdade, este artigo foi mais um convite para sua empresa se posicionar como promotora da inclusão digital. Entregue um legado consistente para o mercado e mude a vida do seu público.

Vale lembrar que a tecnologia está em constante mudança e adaptação. O mercado oferece um conjunto imenso de outras soluções de acessibilidade. 

A adoção das nossas soluções faz com que a acessibilidade esteja em cada ponto da sua experiência digital. Além do mais, o acesso vai além das obrigações legais! Ferramentas acessíveis significam equidade e respeito à condição humana.

Converse conosco para que nossos especialistas possam ajudar você!


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