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Apresente site acessível para o cliente e feche vendas com a metodologia PASTOR!


Imagem de um site acessível para o cliente, com um personagem ao lado de um monitor que destaca ícones da acessibilidade.

Seu site acessível pode ser um diferencial para conquistar maior número de consumidores. 


Se a acessibilidade digital for combinada com boas propostas de valor, sua marca vai impactar muito no seu nicho! Existe uma forma bem específica de apresentar um conteúdo que seja irresistível para sua audiência.


Logo, o propósito desse artigo é apresentar a metodologia PASTOR que servirá para gerar muitos insights para o seu marketing. 


Além disso, você vai conhecer como a inclusão no universo web alinhada com a comunicação certeira pode gerar mais engajamento.


O que é a metodologia PASTOR?


Vender não é uma tarefa fácil. Apresentar sua solução através de uma boa estratégia de comunicação minimiza riscos. Assim, todo o seu conteúdo é criado e divulgado para gerar conexão com as dores dos clientes de uma forma bem estratégica. 


Você pode ativar o desejo de compra da sua audiência usando meios como:


  • artigos de blog;

  • e-mail marketing;

  • landing page;

  • post para redes sociais.


Essas dicas estão no texto “Metodologia PASTOR: como seu conteúdo pode te ajudar a vender mais”.  O artigo, ainda, fornece 6 passos para você criar um conteúdo bem focado nas dores do seu cliente.

Esses passos compõem a metodologia PASTOR. São eles:


  1. P de problema: em primeiro lugar, sua marca deve refletir o posicionamento dela. Nesse passo, você deve educar o mercado e relatar sobre o problema que sua solução atinge. Aposte na simplicidade e sutileza!

  2. A de ampliação do problema: mostrar o problema é o primeiro passo e apresentar as consequência dele é o segundo. Imagine uma situação em que a pessoa só lava as roupas na última semana do mês. As consequências podem ser:


  • é anti-higiênico deixar as roupas tanto tempo sem lavá-las;

  • se a pessoa não conseguir lavar as roupas na última semana, haverá um acúmulo;

  •  menos opções de roupas estarão disponíveis no dia a dia;

  • lavar uma grande quantidade de roupa pode exigir muito trabalho da máquina, diminuindo a vida útil do aparelho.


Esses pontos citados acima se originam de um mesmo problema. É o aumento da escala. Funciona para motivar a pessoa a querer resolver a situação.


  1. S de solução: É a solução para o cliente. O item descrito na etapa anterior pode ser solucionado com:


  • uma máquina de lavar que notifica a pessoa sempre quando é necessário limpar as roupas. As tecnologias integradas podem fazer essa conexão;

  • contratar uma pessoa para lavar as roupas;


Existem várias soluções para um mesmo contexto. Por isso, seu conteúdo precisa apresentar os diferenciais da sua oferta. Seus benefícios precisam ser pontos fortes que convençam os clientes. 


  1. T de testemunho: o depoimento de consumidores satisfeitos pode servir como forte estímulo para mais clientes efetuarem compra;

  2. O de Oferta: é a etapa em que você apresenta as condições da compra como descontos, parcelamentos e pagamento;

  3. R de resposta do comprador: é o call do action. É a resposta do cliente.


Site acessível e metodologia PASTOR num exemplo prático


Como a metodologia PASTOR se conecta com o tema sites acessíveis? Nas linhas abaixo, este tema será “encaixado” num exemplo de post que apresenta a proposta de valor da Perto Digital. Esse post segue a metodologia PASTOR.


Cada frase do post está numerada de acordo com as etapas da metodologia:


  1. Empresas deixam de lucrar sem inclusão digital! 


  1. A Lei 13.146 exige que sites sejam acessíveis e adequados para pessoas com deficiência.

Além disso, a ausência de recursos de acessibilidade digital podem impedir que a marca empresarial alcance mercado. Até porque pessoas com deficiência têm poder de compra! Essa mesma ausência pode significar perda de competitividade e relevância digital para um negócio. Se site acessível é a parte tecnológica do seu negócio, um bom conteúdo é a parte envolvendo comunicação e relacionamento. 

  1. Portanto, conte com plugins para agregar acessibilidade no seu site e alcançar mais clientes e cumprir a Lei 13.146. 

  2. O site do Grupo Vex é montado com recursos de acessibilidade, o que gera autoridade para a marca, por exemplo. 

  3. A Perto Digital pode apoiar seu site a se tornar mais acessível. Um site acessível alinhado com a metodologia PASTOR pode tornar seu conteúdo imbatível. Oferecemos um conjunto de recursos através de planos de assinatura.

  4. Acesse nosso site e entre em contato para saber mais!



Perceba que o post menciona o problema, as consequências, solução, testemunho, oferta e como o cliente pode entrar em contato.


Agora, você já sabe como criar conteúdo através da estrutura PASTOR!


Sendo assim, seu marketing pode ganhar ainda mais relevância com a acessibilidade para sites. É uma combinação entre tecnologia e estratégia de marketing!


Converse com a equipe da Perto Digital para conectar seu conteúdo com acesso digital.





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