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Aposte na conformidade legal para ativar o máximo potencial inclusivo do seu negócio


Ilustração de documentos legais com uma balança de justiça, um carimbo, uma caneta e um martelo de juiz sobrepostos.

Ter um empreendimento com um site acessível e inclusivo é um fato que precisa ser comunicado para o mercado! Afinal, mais do que estar em conformidade com a legislação, é necessário saber vender a imagem de uma empresa acolhedora.

Assim, você encontrará neste texto:


  • a importância os benefícios de estar em conformidade com padrões internacionais e a leis de acessibilidade;

  • Insights inéditos sobre a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG);

  • como garantir que seu site esteja em conformidade com as normas de acessibilidade.


Sua organização pode consolidar conexões genuínas com sua persona através dessas estratégias. Até porque a imagem de uma empresa digitalmente acessível é um acréscimo importante para o seu marketing.

Seja um empreendimento bem posicionado no coração da clientela. Saiba como fazer isso com o conteúdo deste artigo.


Por que é importante que seu negócio esteja em conformidade com padrões internacionais e leis de acessibilidade?


Ilustração de advogado segurando uma balança e um livro de leis, com livros e planta ao fundo. Simboliza justiça e advocacia.

É de extrema importância afirmar que seguir as leis de acessibilidade garante um acréscimo em potencial inovador no seu negócio.

Cumprir o Estatuto da Pessoa com Deficiência não é um custo, pois ele pode incrementar o diferencial competitivo. Até porque apresentar um site acessível para sua audiência amplia o número de visitantes e gera maior conversão. Dessa forma, sua comunicação ganha maior visibilidade e educa o mercado com maior efetividade. 

Você consegue chamar a atenção para a dor do cliente, tal como explicar a relevância da sua solução. Site acessível pode ser um atributo que gera diferenciação e amplia a percepção de valor. 

Além disso, uma jornada digital mais cômoda reduz as barreiras de adoção da sua proposta de valor. Pessoas vão comprar de você sem medo.

O público ficará apaixonado pela sua marca! 

Ter um site de acordo com os padrões internacionais de acessibilidade fornece uma jornada online mais fácil para diversos perfis.

Seguindo a WCAG, seu site oferece adaptações e acomodações para:


  • baixa visão;

  • cegueira;

  • limitação de movimentos;

  • surdez;

  • baixa audição;

  • fotossensibilidade;

  • incapacidade de fala;

  • combinação dessas características.


Fora isso, o acesso fica simplificado para pessoas com dificuldades de aprendizagem e limitações cognitivas.

A marca é como sua solução interage com o público. É sua promessa entregue para a sua audiência. Um site de acordo com a WCAG tem um maior potencial de divulgação da marca. 

Essas características únicas ajudam a lidar com os visitantes do seu site e fidelizar clientes. O empreendimento com um site acessível usufrui de muitos benefícios

Alguns desses ganhos são maior alcance de público, melhora no SEO e agregam na experiência do usuário. Esse conjunto de atributos significam ganhar maior confiança do cliente.



Conheça mais sobre a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG)


Ilustração com martelo de juiz, balança, documento assinado, livros e caneta, simbolizando conceitos legais e de justiça.

Agora que os diferenciais da conformidade já foram explicados e exemplificados, é hora de explorar com detalhes essas conformidades. 

Se você entender a lógica e o propósito da conformidade, você pode explorar esse atributo na sua imagem institucional.

No cenário brasileiro, por exemplo, a principal Lei que garante os direitos das pessoas com deficiência é a Lei nº 13.146

O propósito da Lei é assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. A finalidade é garantir a inclusão social e a cidadania em condições de igualdade. 

Com a Lei, pessoas com deficiência podem exercer as mais variadas tarefas e atividades sem exclusão, discriminação ou preconceito. 

Ainda, a Lei exige todos os sites brasileiros a serem acessíveis. Todas as pessoas podem usufruir e navegar do meio digital sem barreiras ou limitações!

Ela é dividida em diferentes partes que sua empresa deve saber e conhecer.  

Quando a lei define acessibilidade, ela cita que até mesmo informações, comunicação, sistemas e tecnologias devem ser acessíveis.

O artigo 37 da Seção “Da inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho” traz mais definições importantes. Ele afirma que as empresas devem fornecer acessibilidade, recursos, tecnologia assistiva e adaptações razoáveis para incluir pessoas com deficiência.

Seguir a Lei faz com que sua organização seja mais receptiva a aceitar pessoas com diferentes condições, habilidades e experiências.

Já o propósito da WCAG é garantir a acessibilidade no desenvolvimento de conteúdos e aplicativos web. Seguir a WCAG garante a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as suas pessoas usuárias.

A WCAG é, também, cheia de detalhes técnicos que colaboram para que seu empreendimento seja mais acessível no ambiente digital.

A WCAG é dividida em quatro princípios:


  • Perceptível;

  • Operável;

  • Compreensível;

  • Robusto.


Cada princípio apresenta uma série de critérios de sucesso que seu negócio deve seguir para ser acessível.

O princípio “Perceptível” assegura que a informação seja percebida por meios diferentes. Assim, por exemplo, conteúdos podem ser apresentados em áudio, vídeo, texto e imagem. 

Já o princípio de “Operável” faz com que um site e um espaço web sejam fáceis de navegar e usar. Seguindo a diretriz “Compreensível”, seu conteúdo será fácil de entender.

Por último, o princípio “Robusto” posiciona seu conteúdo como compatível com diferentes tecnologias de acessibilidade.

Além disso, há níveis de conformidade: A, AA e AAA. O nível AAA é o mais exigente. Ele demanda que seu site esteja ainda mais adaptado. Assim, se seu site cumprir o nível de conformidade AAA, ele seguirá o máximo de padrão de acessibilidade. 

Ter um negócio em conformidade com a WCAG ajuda a tangibilizar sua proposta de valor. Isso porque seguir as diretrizes garante que seu site comunique conteúdo de forma fácil, simples e efetiva.

Você conseguirá comunicar sua oferta de um jeito bem mais marcante e compreensível. As vantagens do seu negócio serão apresentadas de forma bem mais perceptível e tangibilizada.

Essa comunicação digital focada em apresentar seus ganhos pode ser um fator que fará seu negócio prosperar e se diferenciar.

A conformidade é bem mais do que tecnologia e inclusão das diferenças. Monte uma explicação que faça sentido para o cliente e atinja diretamente o coração das pessoas!

Tudo se inicia com uma boa estratégia focada em educar o mercado e transformar clientes fidelizados em apóstolos da marca.

Um bom exemplo prático seria um texto de blog que atenda ao princípio “Operável”. Com maior facilidade para lidar com as funcionalidades deste site, as pessoas vão ficar encantadas com tanta praticidade. Além do mais, esse uso mais fácil gera maior engajamento e conquista atenção da audiência. 

Haverá maiores chances de uma pessoa fechar negócio se gostar da experiência de manusear e usar o site.

Mesmo que não haja uma compra imediata, sua marca ficará no coração, mente e memória afetiva da audiência.

Fomentar esse sutil contato significa ampliar a visibilidade do seu empreendimento e adquirir maior relevância digital.

Em alguns contextos, o cliente pode demorar para efetuar uma compra. 

Neste aspecto, apresentar informações para nutrir pessoas interessadas e tirar dúvidas da sua persona são atitudes de um marketing campeão.

Até porque reputação, credibilidade e autoridade são construções que exigem muito empenho.

Por isso, apresentar sua oferta de maneira direta ao ponto é um ponto fundamental no seu diálogo com o mercado.

Logo, um espaço web mais atrativo para as pessoas com deficiência significa benefícios para variadas fatias do mercado. 

Afinal, todas as pessoas podem se beneficiar de maior facilidade digital.

Personalização e adaptação para variadas necessidades possibilita que sua empresa ganhe o carinho e a admiração dos consumidores.

Infelizmente, somente seguir as diretrizes da WCAG é insuficiente. As diretrizes apontam um caminho geral, sem focar em detalhes específicos.

Adequar a tecnologia ao contexto é dar passos além das diretrizes.

Essa atitude é imprescindível para tornar o seu site ainda mais acessível.

Nesse sentido, uma boa implementação de recursos acessíveis proporciona flexibilidade para o uso de vários perfis de audiências. Além disso, a priorização da acessibilidade garante maior simplicidade e uma usabilidade mais intuitiva. 

A apresentação das informações estarão num modo mais perceptível e de fácil assimilação. O sistema será mais tolerável aos erros da pessoa usuária. A jornada digital demandará esforço mínimo e entregará máxima facilidade, pois se adapta ao ritmo das pessoas.

Com maior facilidade no uso e manuseio, seu cliente precisará realizar menos ações para executar uma tarefa como comprar. 

Como seu site pode atender à Lei 13.146, WCAG e ir além das diretrizes para oferecer uma experiência completa?


Como garantir que seu site esteja em conformidade com as normas de acessibilidade


Ilustração de duas pessoas trabalhando em frente a um grande quadro de checklist, uma sentada com laptop e outra em pé apontando para o quadro.

Como os modelos de negócios podem se manter sustentáveis?

A acessibilidade digital é uma vantagem para todo o ecossistema e, ainda, é validada por critérios técnicos e legais. Com isso, recursos de acessibilidade conquistam maior qualidade, escala e replicabilidade. Ferramentas qualificadas tecnicamente são uma fuga do hype e da propaganda enganosa. 

As soluções ofertadas por nós são validados por legislações e critérios como certificados de acessibilidade em:


  • LBI;

  • LGPD;

  • HIPAA;

  • WCAG;

  • COPPA;

  • e-MAG;

  • ADA;

  • GPDR;

  • UNRUH;

  • e-acessível.



Todos esses certificados atestam os resultados e o desempenho da nossa proposta de valor. Cada um desses certificados validam um aspecto específico da nossa tecnologia.

Pense nesses certificados como um controle de qualidade.

O certificado LBI valida que nossa proposta de valor está de acordo com a 13.146.

É uma avaliação em âmbito nacional. Já a certificação ADA (Americans with Disabilities Act traduzido como Lei dos Americanos com Deficiências) valida nossas soluções em nível internacional.  

Nossa tecnologia, plugins e recursos foram criados para elevar seu negócio para além das diretrizes da WCAG. Priorizamos a entrega de um excelente atendimento para a diversidade!

Além disso, ajudamos você a evitar problemas com a leis e sanções legais.

Queremos atender demandas por acessibilidade muito específicas e personalizáveis para que sua organização empresarial tenha um forte impacto no mercado.

Assim, sua oferta atingirá um público maior e em qualquer contexto, circunstâncias e condições.

Com as soluções certas, sua persona usufrui de uma jornada digital mais cômoda, atrativa e autônoma.

Uma experiência qualificada é ativar a independência da pessoa usuária e colocar o poder nas mãos do seu público.

Cada encontro digital com sua clientela será inesquecível, marcante e encantador.

Estar posicionado e se apresentar como um negócio inclusivo e acessível já é um diferencial por si só para o marketing.

Contar com recursos de acessibilidade é naturalmente bom para seu site. Agora, conseguir expressar e comunicar que seu empreendimento é acolhedor fará seu negócio decolar ainda mais!

Marketing digital acessível e inclusivo fará uma grande diferença para seu negócio.

Supere sua concorrência  com nossa tecnologia e nossas ferramentas.

Consulte nosso time de vendas e conheça tudo o que a nossa plataforma oferece para potencializar seu sonho empresarial.


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