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Quais os benefícios em investir na acessibilidade digital?


Ilustração em estilo vetorial com dispositivo digital moderno exibindo ícones de acessibilidade, como um ouvido, um olho e uma mão, destacando a importância da inclusão digital para alcançar um público mais amplo.

A tecnologia tem um papel fundamental quando o assunto é proporcionar o acesso a informação. Portanto, um site que não está com um conteúdo adaptado para pessoas com deficiência está limitando este acesso.


Nesse post blog, você vai conhecer sobre:


  • O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital;

  • Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?

  • Os benefícios de se investir em acessibilidade!

  • Melhorias práticas na sua comunicação virtual e site corporativo.


O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital


Navegar em um site é uma tarefa que pode ser executada de diversas formas. Isso significa que páginas web que incorporam acessibilidade digital oferecem recursos para uma navegação e manuseio personalizados.


Esses recursos agregam muito na experiência digital das pessoas com deficiência. 


Reforce a conexão entre oferta e mercado com estratégia e acessibilidade. Se um site não estiver alinhado com a inclusão digital, seu negócio estará perdendo potenciais consumidores.


Afinal, modelos de negócios que não atingem os clientes de maneira certeira perdem espaço para a concorrência.


Por exemplo:


  • Pessoas com deficiência visual podem ficar acessar um texto porque seu blog não está equipado com recursos de áudio; 

  • Animações podem incomodar usuários com autismo;

  • Determinadas paletas de cores em um site podem ser obstáculos para o consumo de conteúdo para pessoas daltônicas;

  • Sem um mecanismo inteligente de navegação por teclado, usuários com dificuldades motoras podem ser prejudicados;

  • Textos com termos em inglês ou complexos demais podem ser obstáculos para o bom entendimento de pessoas com deficiência intelectual;

  • A qualidade do seu discurso de vendas escrito no seu site pode ser prejudicada se o tamanho do texto for aumentado. Esse problema pode afetar pessoas com baixa visão.


Por todos esses motivos citados anteriormente, muitos modelos de negócios podem estar deixando dinheiro na mesa.


O resultado é a perda de conexão com o público porque não contam com sites amigáveis para a diversidade. Afinal, sem as funcionalidades certas, uma fatia expressiva do seu mercado pode lidar com dificuldade para:


  • Entender sua proposta de valor;

  • “Comprar” a ideia da sua marca;

  • Finalizar um pedido de algum serviço ou produto;

  • Navegar pelo seu site;

  • Pedir apoio para o time do suporte;

  • Ler conteúdo do seu blog;

  • Compartilhar posts do seu site nas redes sociais;

  • Interagir com chatbot.


Enfatizar a relevância da inclusão digital e investir em acessibilidade digital significam aumento do alcance e engajamento do público-alvo.


Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?


Uma comunicação completa de marca com acessibilidade e adaptada para todos os perfis de usuários, oferece uma experiência online positiva e aumenta o número de leads e clientes da sua marca.


Afinal:


  • O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, conforme dados divulgados em 07/07/2023;

  • Esse público equivale a 8,9% da população do Brasil. Ele abarca 10,7 milhões de mulheres: é mais do que a metade;

  • O percentual de pessoas com deficiência dentro da população preta é de 9,5%, enquanto entre os pardos, 8,9%. Já o percentual chega a 8,7% quando se trata de pessoas brancas.

Esses dados foram apresentados num texto do site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Eles mostram a diversidade dentro da diversidade e o potencial de mercado.


Logo, agregar a inclusão digital na comunicação da sua empresa pode fazer a sua marca ter uma maior relevância no mercado.


É um acréscimo na sua presença virtual ter sua comunicação inclusiva, transformando radicalmente a relação com seus consumidores. 


Os benefícios de se investir em acessibilidade


Fora a questão da performance econômica, seu modelo de negócio pode:


  • ganhar reputação e credibilidade;

  • estar posicionado como uma autoridade no seu nicho, pois uma comunicação mais acessível traz destaque para a sua solução;

  • facilitar o cumprimento de requisitos legais e impede complicações com a Lei;

  • fideliza seus clientes pois trás propósito a marca;

  • coloca a sua persona no centro das decisões de compra;


Melhorias práticas na sua comunicação digital


Há muitas estratégias para alinhar seu site com um público diverso e promover a acessibilidade como:


  • agregar um design responsivo;

  • compatibilidade com leitores de tela;

  • legendas em vídeos;

  • ouvir feedbacks de usuários com deficiência.


A Perto Digital oferece soluções para adequar a sua comunicação às necessidades das pessoas com deficiência. Simplificando a jornada do seu cliente.


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