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Agregue valor com inclusão digital e inovação em serviços


Ícones simples e estilizados representando inclusão digital e inovação em serviços, sugerindo integração e valor agregado.

Um bom produto não é o único tipo de inovação que você pode entregar para o mercado.


Serviços otimizados combinados com inclusão digital oferecem uma experiência de extrema relevância para os clientes. Por isso, este texto tem um triplo propósito.


Em primeiro lugar, você vai descobrir o que é a inovação em serviços. Em segundo lugar, você vai conhecer dois exemplos de inovações em serviços para você se inspirar. 


O livro “Os Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” traz insights sobre o tema.


Os autores Larry Keekey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters aprofundaram o assunto cientificamente, assim como trazem exemplos.


Portanto, esta literatura servirá como base para o texto. Por fim, será examinado como a inclusão digital está relacionada com a inovação em serviços. Tanta informação tem como objetivo servir como direcionamento para você aplicar essas dicas no seu negócio.


Afinal, os conceitos aqui apresentados servirão tanto para startup quanto para negócios sociais ou modelos mais tradicionais.


Gere impacto com seu sonho empreendedor!


O que é uma inovação em serviço?


Esse tipo de inovação consiste em ampliar o valor de serviços. Elas garantem um maior desempenho e utilidade. 


Dessa forma, o serviço fica mais fácil de experimentar, usar e usufruir. O foco está em apresentar melhores atributos e funcionalidades, assim como facilitar o dia a dia dos clientes.


Um serviço bem concebido e bem entregue proporciona experiências que atraem e fidelizam clientes.


Inovações em serviços podem ser:


  • melhorias no uso do produto;

  • planos de manutenção;

  • suporte ao cliente;

  • informações e instruções;

  • garantias e proteções.


Serviços também podem ser oferecidos por meio de comunicações digitais, interfaces eletrônicas, automatizações e outros meios impessoais.


As inovações em serviços englobam suporte e melhorias em itens centrais. 

Há perguntas específicas para você ter ideias e aplicar no seu negócio, gerando inovações em serviços. Confira:


  1. Seus clientes apreciam as interações que mantêm com sua empresa?

Por exemplo: sua empresa fornece suporte ao cliente para que tudo fique certo. 


  1. Sua organização fornece garantias, proteção ou alguma forma de compromisso em torno dos itens centrais da sua proposta?

  2. Sua empresa implementa sites, linhas telefônicas de assistência ou outras formas que evidenciam os atributos do serviço entregue? Eles facilitam o uso dos seus serviços?

  3. Seus clientes consolidam comunidades que exaltam seus serviços? Essas comunidades ajudam clientes a se conectar com outras pessoas? Essas conexões melhoram a experiência?


O livro fornece alguns exemplos de inovação em serviços. A Zappos é citada como um referencial para o atendimento ou suporte ao cliente no varejo online. 


O Deliver “WOW” through service é o primeiro dos dez valores essenciais da Zappos. Ele pode ser traduzido como “Provoque uma profunda impressão por meio de um serviço”.


Assim, os funcionários de atendimento ao cliente têm liberdade para fazer o que for necessário para garantir uma boa experiência.


Essa boa prática pode incluir enviar flores aos clientes e passar horas no telefone para resolver os seus problemas. Auxiliar consumidores a optar pelo produto é outra prática rotineira na Zappos. 


Quando a Zappos se depara com algum item faltante do estoque, eles solicitam o produto de um concorrente.


Dessa forma, a Zappos envia o produto em 24 h para que chegue a tempo.

A própria Amazon adquiriu a Zappos em 2009 pelo preço de US$1,1 bilhão.

O sucesso da Zappos gerou o spin-off (empresa que nasce de uma outra).


Afinal, a Zappos iniciou outro negócio, a Zappos Insights, uma assessoria de empresas. 


A Zappos Insights apoia outras organizações na implementação de uma cultura centrada no cliente. Outro exemplo citado pelo livro é o programa Assurance, lançado na recessão de 2009. 


Esse programa permitia que a compra ou financiamento de um veículo Hyundai fosse cancelado caso o cliente perdesse o emprego. 


O programa era válido para o primeiro ano da posse. 

A inovação em serviços pode ser implementada de diversas maneiras.


A inclusão digital potencializa seu desempenho em serviço


A oferta de serviços superiores demanda que sua empresa lide com clientes de maneira específica. Se seu site for acessível e inclusivo, seus clientes terão maior facilidade para navegar em seu espaço web.


Não é só as pessoas com deficiência que se sentirão à vontade navegando e usando seu site!


Recursos de acessibilidade digital são úteis até mesmo para pessoas sem deficiência. Afinal, a experiência digital se torna mais simples e mais prático para todas as audiências.


Aposte no relacionamento com seus clientes para entregar inovações em serviço.


Seu site é um espaço para as pessoas conhecerem seus serviços inovadores!

A inclusão digital significa mais vendas e conexão mais forte entre mercado e seus serviços.


Transforme seu negócio em um sucesso de relacionamento.


Aposte na inclusão digital para se relacionar com o mundo inteiro!


A Perto Digital oferece soluções em acessibilidade digital para seu negócio ganhar maior relevância digital e impactar seu nicho. Abarque uma diversidade ainda maior de consumidores com a tecnologia acessível.


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