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Agregue um diferencial competitivo para seu e-commerce com acessibilidade digital


A imagem mostra uma ilustração de um homem em pé ao lado de um smartphone gigante. O smartphone exibe uma tela com uma interface de usuário que parece ser uma loja online ou aplicativo, apresentando vários ícones de móveis, como sofás e cadeiras. O homem parece estar pensativo ou preocupado com alguma coisa, como se estivesse tentando entender a plataforma de venda.  No fundo, há elementos gráficos que sugerem um ambiente interno moderno ou digital. À direita, há pilhas de caixas, o que pode indicar entregas ou produtos a serem enviados. Além disso, há uma planta decorativa à esquerda, contribuindo para um toque de natureza na cena. É uma imagem estilizada que representa compras online.


A acessibilidade digital é indispensável para proporcionar uma experiência positiva para todas as pessoas. Conteúdos devem ser disponibilizados para todas as audiências e de forma equitativa. 


Se sua marca atingir as pessoas com deficiência, ela estará conquistando ainda mais mercado.

A acessibilidade aplicado ao e-commerce:


  • otimiza a navegação;

  • aumenta o número de vendas;

  • fideliza e constrói uma reputação positiva.



Um site com carregamento lento ou com uma interface confusa espanta visitantes e clientes. Esses detalhes inviabilizam o uso e a navegação das pessoas com deficiência de maneira bem específica. Todo esse conjunto de pontos negativos prejudicam o desempenho de uma loja online. 

  

Por isso, o propósito deste texto é apresentar como a acessibilidade digital pode ser estratégica para o seu e-commerce.


A acessibilidade digital conectada com seu negócio


A acessibilidade no e-commerce garante independência, autonomia e personalização para seu nicho. Assim, qualquer pessoa pode navegar, usar, pesquisar e comprar de forma prática e intuitiva.


Atualmente, o Brasil conta com 18 milhões de habitantes com deficiência, o que significa uma oportunidade econômica significativa. O e-commerce acessível tem potencial para acolher diversas audiências como pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou cognitiva.


A compra acessível consolida uma imagem positiva do seu negócio, o que demonstra um compromisso real com as pessoas.


Quais são os obstáculos para a acessibilidade no e-commerce?


  • falta de descrição adequada de produtos, o que atrapalha a experiência de pessoas usuárias com deficiência visual. Por exemplo: texto alternativo de imagens e a descrição do produto;

  • Presença de links e botões que não são clicáveis e identificáveis com facilidade. Esse fato atrapalha a experiência das pessoas usuárias com deficiência motora;

  • Formulários longos e complexos podem dificultar a compra para pessoas usuárias com deficiência cognitiva;

  • A falta de acessibilidade em vídeos pode atrapalhar a experiência de pessoas usuárias surdas ou com deficiência auditiva. A presença de recursos como legendas, descrição e interpretação em Libras em conteúdos audiovisuais é imprescindível.


Como oferecer um e-commerce acessível?


Boas práticas incluem:

  • Compatibilidade entre site e leitores de tela. Títulos explicativos, inclusão de descrição detalhadas das ofertas e estruturas de páginas definidas são fundamentais!

  • A navegação precisa ser facilitada. O design responsivo e menus de navegação simples facilitam a interação em computadores e dispositivos móveis.  

  • Opções de contraste. O texto e os elementos visuais precisam ter contrastes suficientes para serem distinguíveis.

  • Variadas formas de interação. Pessoas usuárias devem poder interagir e navegar com seu site de diferentes maneiras, como mouse, teclado e touchscreen.

  • Avalie periodicamente para identificar problemas de acesso web.


O que a acessibilidade pode fazer pelo seu público?


Seu e-commerce acessível e inclusivo impacta todas as pessoas e perfis de audiências!


Se seu e-commerce oferecer botões grandes e bem espaçados, ele pode beneficiar o público que usa dispositivos móveis, por exemplo.


Já legendas em vídeos podem ser úteis para quem está em lugares muito barulhentos.


Esses fatos e exemplos só confirmam a importância de contar com e-commerce acessíveis e adequados para diversas condições. A Perto Digital oferece uma gama de soluções para seu e-commerce. São recursos como:

  1. Perto Plugin: 45 ferramentas para implementar no seu e-commerce;

  2. Perto Libras: oferta de um intérprete visual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais;

  3. Perto Docs: converta arquivos em PDFs acessíveis para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou cognitiva;

  4. Perto Texto em Fala: converta documentos, textos ou apresentações em áudio;

  5. Perto Texto Acessível: reduz a complexidade de textos e facilita a compreensão;

  6. Perto Texto Alternativo: gera textos alternativos automatizados para as suas imagens;

  7. Perto monitor de acessibilidade: seu negócio recebe uma análise completa do seu site baseado nas diretrizes de acessibilidade e conformidade. 


Todas essas ferramentas funcionam em harmonia com seu modelo de negócio, agregando desempenho e performance. Converse com nossa equipe de vendas. Nosso propósito é apoiar seu empreendimento a lucrar mais.


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