top of page

Agregue mais qualidade no seu site com acessibilidade digital - exemplo prático


Ilustração vetorial minimalista de uma interface simplificada de site em uma tela de computador, destacando elementos básicos como títulos, botões e ícones projetados para acessibilidade, como ajuste de tamanho de texto e descrição de áudio. Essas características são realçadas com dicas visuais sutis, como cores contrastantes ou uma lupa focada em um ícone de acessibilidade. A paleta de cores da marca é utilizada para manter a consistência da marca Perto Digital, com um fundo simples que garante o foco na interface do site e suas funcionalidades de acessibilidade.

Um site que oferece acessibilidade digital proporciona uma navegação mais fácil e intuitiva. São páginas web projetadas para facilitar a vida das pessoas com ou sem deficiência.


O propósito é o acolhimento do cliente e apresentação de um conteúdo online capaz de ser consumido de várias formas.


Afinal, cada cliente tem necessidades bem específicas que um bom site pode suprir. Isso simplifica a apresentação da sua oferta e gera conexões genuínas. 


No post de hoje, você vai conhecer o porquê do site projetado com acessibilidade digital atingir todas as pessoas.


Um caso prático - Acessibilidade digital combinado com diversidade


Este vídeo da ASID Brasil oferece muitos insights! Ele é intitulado “Jornada de Carreiras 2023 - ASID Brasil | Dia 2: Carreiras no setor de tecnologia”. É uma live sobre pessoas com deficiência que optaram pelo mercado de tecnologia. 


Um teste da qualidade do software que leva em consideração as opiniões das pessoas com deficiência oferece mais qualidade.


Afinal, o produto é projetado para fornecer acessibilidade digital, o que acaba melhorando o manuseio. Em certo momento da live, Juliana Dias, comenta:


“Porque olhando para um modelo tradicional de teste de software, você tem uma certa burocracia, um esforço e um custo muito grande para manter as equipes, para definir requisitos, para ter esse alinhamento com o produto. (...) a partir da dor de quem sente, dos inputs e do feedbacks de quem vivencia a dor. Então, ao invés de termos pessoas pensando e projetando cenários que, talvez, não atendam cenários que, talvez, não atendam a todas as pessoas ou as todas as necessidades, a gente já vai trazer esse feedback que é muito mais assertivo e ele não é válido apenas para pessoas com deficiência visual. Porque quando você deixa sua aplicação acessível, você está melhorando a experiência de qualquer outro usuário.” 


Um bom projeto de software identifica as dores das pessoas com deficiência em usá-lo. Assim, desde o começo, o produto se torna acessível.


O site do seu modelo de negócios pode seguir esse mesmo exemplo?


Os ganhos e benefícios de um site mais acessível


A maneira de cada audiência em usar um site demanda mais ou menos acessibilidade digital. 


Uma pessoa vidente vai navegar por um site de um jeito totalmente diferente de uma pessoa com deficiência visual.


De repente, a pessoa com deficiência visual pode identificar:


  • possibilidade de integrar funcionalidades que transformam textos em áudios;

  • funcionalidades que são desnecessárias e só transformam a navegação em uma experiência complexa demais;

  • etapas do seu processo de navegação que poderiam ser eliminados;

  • criar uma navegação que demande menos cliques para chegar na informação desejada. Até porque menos cliques significa menos esforço, o que simplifica a interação com o seu site. Há uma maior agilidade e facilidade para acessar;

  • atalhos que podem ser implementados para que o acesso agregue praticidade e velocidade;

  • botões que descomplicam a compra de alguma solução do seu site;

  • informações bem claras que definem a proposta do seu negócio empreendedor;

  • maneiras de apresentar as informações que facilitam a construção de um sentido na mente da pessoa. Sua proposta precisa seguir uma lógica interna, coerente e bem delimitada;

  • explicação consistente e objetiva do seu propósito empresarial para ativar a conexão empática com a audiência;

  • acesso a uma seção de “Perguntas frequentes” bem ordenada, construída e informativa;


Observando esses requisitos, seu site pode se adequar ao contexto de qualquer pessoa. 


Isso significa entregar uma experiência digital de navegabilidade e usabilidade fácil. Com tanto critério técnico sendo levado em consideração, seu site economiza tempo, dinheiro e recursos para ser construído.


Afinal, a acessibilidade digital é tratar os diferentes de diferentes maneiras para atingir o coletivo.


Disponibilizar meios e caminhos específicos para uma pessoa com deficiência usar seu site acaba entregando valor para todo seu nicho. Sites mais acessíveis impactam positivamente o uso de qualquer tipo de usuário.


Agora, como sua página web vai oferecer os requisitos e funcionalidades mais adequadas para agregar na acessibilidade digital?


Conte com a Perto Digital para quebrar barreiras!


Com uma página web mais amigável, você estará entregando um conteúdo bem mais relevante. Desse jeito, seu site estará melhor posicionado nos motores de busca e conquistará maior credibilidade.


Sua marca apresentada como autoridade no nicho se traduz em vendas mais efetivas. Os benefícios são inúmeros.


A Perto Digital oferece um conjunto de plugins e recursos que agregam acessibilidade nas suas páginas. A navegação do seu site abraçará a causa da inclusão digital e estará mais perto do mercado.


Quebre barreiras e construa um amanhã sem limites para todas as pessoas!

Apoie a democratização da internet.


Converse agora mesmo com a equipe de vendas da Perto Digital para conhecer os demais atributos da nossa proposta.


Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page