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Crie formulários acessíveis para promover a inclusão


Ilustração destacando um símbolo da de acessibilidade em formulários online para inclusão total.

A inclusão em empresas significa oferecer formulários acessíveis e de fácil preenchimento para usuários. 


Afinal, oferecer formulários simples e inclusivos expressa o compromisso do seu empreendimento em abraçar a diversidade. Desse modo, o propósito deste artigo é apresentar dicas para você criar formulários acessíveis para o mercado.


Essas boas práticas vão reforçar a conexão e simplificar as iterações com os

usuários. 


O trabalho dos designers e criadores dos formulários pode ser otimizado com esses direcionamentos. Esse contexto impulsiona a acessibilidade da sua marca.



Qual é a importância dos formulários acessíveis?


A adoção de um formulário acessível é uma estratégia capaz de posicionar sua marca mais próxima do coração dos clientes.


Não importa seu nicho de mercado! Um formulário bem elaborado pode ser usado para coletar informações pessoais, oferecer conteúdo ou boletim informativo.


Em todos esses contextos, a marca empresarial pode ganhar maior credibilidade se souber lidar com os usuários.


O formulário faz parte da experiência digital entregue pelos empreendimentos. Até porque:



  • A boa elaboração de um formulário apoia usuários a acessar informações;

  • Já um formulário com design sem clareza frustra o usuário e provoca perda de engajamento.


Visitantes de sites podem até abandonar permanentemente o formulário que apresente algum problema. Aumentar as conversões exige bem mais do que um CTA atrativo ou um layout bonito.


Os seus formulários devem priorizar um uso intuitivo e fácil preenchimento para todas as pessoas. Essa audiência inclui usuários de tecnologias assistivas.


Projetar formulários pode ser um trabalho bastante burocrático! Mesmo assim, é crucial que sua marca disponibilize formulários acessíveis e envolventes. Formulários acessíveis são peças fundamentais em sites e aplicativos.



Posicione seus rótulos de forma correta


Agregar acessibilidade em formulários depende de uma disposição estratégia de textos.


Sem um posicionamento claro dos rótulos , o usuário não saberá quais informações inserir. Assim, os rótulos  dos campos devem estar sempre visíveis e bem posicionados.


Boas práticas nesse sentido incluem:


  • Posicionar os rótulos fora e acima dos campos de preenchimento. Esse fato garante que usuários possam acessá-los a qualquer momento;

  • Acrescentar o rótulo à esquerda de um campo de preenchimento pode agregar acessibilidade no formulário. Já o acréscimo de rótulos à direita pode ser útil para itens como botões de opção e caixa de seleção;

  • Os rótulos do formulário acima do campo devem permanecer visíveis até mesmo quando ocorre o preenchimento dos campos. Assim, o usuário pode comparar as respostas dele com os rótulos do formulário.

  • Os rótulos acima dos campos de formulário podem se encaixar em muitos contextos e tipos de campos. Por exemplo:

  1. caixas de texto;

  2. menus suspensos;

  3. botões de opção;

  4. caixa de seleção.


  • O posicionamento dos rótulos acima dos campos garante flexibilidade para usuários preencherem os formulários em telas menores. Essa experiência digital flexível garante bom uso em interfaces sensíveis ao toque e formulários traduzidos para outros idiomas.


Texto de exemplo pode atrapalhar o preenchimento do formulário


O texto de exemplo ou texto de espaço reservado é um guia para os campos do formulário. Assim, existem meios para orientar seus usuários sem usar longos textos de exemplo.

Até porque um texto de exemplo implementado incorretamente não oferece uma experiência digital fluída. Nesse aspecto, boas práticas incluem textos de exemplo fora dos campos de preenchimento. São problemas provocados pela má colocação de textos de exemplo: 


  • Pode acontecer uma sobrecarga na memória de curto prazo se o texto de exemplo desaparecer quando usuários preencherem o campo;

  • Se o texto de exemplo desaparecer, os usuários ficam impossibilitados de verificar o próprio preenchimento antes de enviar o formulário;

  • Usuários podem confundir o texto de exemplo com campos preenchidos automaticamente;

  • Os problemas de interação virtual podem se agravar se o texto de exemplo não oferecer nenhuma dica quando ocorre alguma mensagem de erro;


  • A cor cinza claro do texto de exemplo pode dificultar a percepção dos usuários com baixa visão;


  • Se o texto de exemplo desaparecer quando o usuário usar teclado e selecionar um campo, a experiência fica prejudica.


  • Leitores de tela podem não conseguir identificar o texto de exemplo. Assim, o usuário não saberá o que preencher.


Evite depender de texto de exemplo. Use rótulos visíveis posicionados fora dos campos vazios.


Pode ser acima do campo de preenchimento ou abaixo do título do formulário. Dicas precisam ser fornecidas para otimizar a experiência digital dos usuários. Se você precisar criar um formulário com texto de exemplo, ele exigirá um <label> com o tipo definido como texto.


Dessa forma, o conteúdo será lido pelos leitores de tela.


As mensagens de erro podem ser ferramentas para agregar acessibilidade


Até mesmo uma mensagem de erro pode otimizar a experiência acessível do usuário. Para isso, essa mensagem deve estar posicionada à direita do campo preenchido incorretamente.


Em dispositivos móveis, a mensagem deve aparecer abaixo dos campos.


O Perto Digital pode potencializar o design inclusivo dos seus formulários


Aplique essas dicas para ativar a acessibilidade em seus formulários e ofereça uma ótima navegação para os usuários com deficiência. O Perto Digital oferece soluções em tecnologias acessíveis e inclusivas para que seu negócio conquiste maior credibilidade e desempenho financeiro.


Converse com nossa equipe e conheça nossa proposta.




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