top of page

Acessibilidade web - benefícios e boas práticas


A imagem exibe uma ilustração que representa a conectividade global e o uso da internet. No centro, há uma representação estilizada do globo terrestre com a inscrição "www" e um cursor de mouse apontando para ela, sugerindo o World Wide Web. Ao redor do globo, há três personagens ilustrados: um homem sentado em cima do globo usando um laptop, uma mulher de pé usando um smartphone, e outro homem sentado a uma mesa trabalhando em um laptop. Essas figuras representam pessoas usando a tecnologia para se conectar à internet.  Além disso, em torno do globo, vemos vários ícones que flutuam e representam diferentes aspectos da comunicação e mídia digital: um carrinho de compras (comércio eletrônico), ícone de música, vídeo, coração (provavelmente curtidas ou amor), ícone de chat ou mensagem, envelope (e-mail) e sinal Wi-Fi. A imagem sugere uma rede interconectada de comunicação, lazer, redes sociais e trabalho, enfatizando como a internet permeia diversas facetas da vida moderna.



Qual é a importância da sua marca contar com a acessibilidade web?

O tema deste texto apresenta boas estratégias e ganhos do seu negócio contar com um site acessível.


Para isto, trazemos ideias e insights do texto Acessibilidade Web – O Que É e Como Construir um Site Acessível?. Vamos mergulhar fundo na acessibilidade para descobrir e se conectar com uma web inclusiva!


Quais as vantagens da acessibilidade web para a sua empresa?


Com a acessibilidade web, pessoas com deficiência podem navegar pelo seu site e acessar seu conteúdo. Essa interação gera maior engajamento e uma boa experiência digital. Dessa forma, seu site receberá maior tráfego. Uma internet mais inclusiva gera mais oportunidades para todos os públicos acessarem sua proposta de valor.


Essa melhor experiência do cliente impulsiona os resultados do seu SEO (Search Engine Optimization). Em outras palavras, seu site, sendo mais acessível, estará melhor posicionado no Google.


Essa estratégia de negócios amplia o alcance do seu mercado e agrega na satisfação dos clientes.


As soluções em acessibilidade web impactam também pessoas pessoas sem deficiência que estejam passando por limitações temporárias.  


Um bom exemplo é a pessoa usuária com dificuldade em ouvir vídeo por estar em um local muito barulhento. Neste caso, as legendas presentes no vídeo podem fazer muita diferença na experiência dela.


Quais as boas práticas em acessibilidade web?


Uma boa prática inicial é adequar seu site às regras das leis. A Lei nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é um bom exemplo. Dessa forma, seu modelo de negócios evita riscos jurídicos.


Implantar um design acessível desde o início ajuda a promover sua reputação no mercado. Outra boa prática é sintonizar seu site com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo (WCAG).


Elas oferecem um padrão global de critérios para sua marca seguir e possibilitar a inclusão de todas as pessoas. Assim, realizar um teste de acessibilidade em um site em desenvolvimento já evidencia o foco na inclusão desde o começo.


A testagem identifica variados tipos de problemas e possibilita que sua marca execute soluções.


Monitorar periodicamente seu site pode gerar direcionamentos para corrigir erros que aparecem.


A solução Perto Monitor de Acessibilidade  aponta se seu site está em conformidade com as diretrizes e leis.


Incluir textos alternativos em imagens oferece uma boa experiência para pessoas com deficiência visual.


Esse recurso possibilita que toda sua audiência tenha acesso às mesmas informações. Nesse sentido, a ferramenta Perto Texto Alternativo gera automaticamente a descrição das imagens e supre essa necessidade. 


Transcrições textuais ou descrições em arquivos de áudio auxiliam pessoas com deficiência visual ou auditiva a acessarem seu conteúdo. 


No caso, a inclusão de legendas em vídeos ou descrever áudio e vídeo gera uma ótima experiência. 


A navegação por teclado é um recurso que agrega muito na jornada digital das pessoas cegas. As funcionalidades do produto Perto Plugin possibilita essa movimentação sem o uso do mouse.


Outras ferramentas do Perto Plugin como “ouvir sobre o site”, “principais contatos” e “destacar conteúdo” oferecem jornadas lógicas e intuitivas.


Desse modo, usuários poderão encontrar facilmente o que desejam.


Pessoas com baixa visão ou daltonismo podem ter dificuldades para visualizar conteúdos sem o contraste ideal. Ferramentas do Perto Plugin como “baixa saturação”, “alto contraste claro” e “baixo contraste escuro” minimizam esse problema.


Já o recurso de “bloquear animações” ajuda a pessoa com deficiência cognitiva a navegar pelo seu site sem ser incomodada.


Pessoas com diferentes sensibilidade requerem conteúdos sob medida. 


Aumentar o tamanho da fonte do texto, destaque de conteúdo e alterar espaçamento entre linhas agrega demais na acessibilidade web.


A acessibilidade web ativa seu superpoder empreendedor!


Muitas vantagens são oferecidas pela acessibilidade web tanto para seu usuário quanto para sua marca. A inclusividade agrega muito valor e potencializa o relacionamento entre sua empresa e seus clientes.


Sites mais acessíveis têm maior audiência e uma melhor performance nos mecanismos de pesquisa. Sem falar que um site alinhado com a inclusão digital evita problemas com a legislação.


Um conteúdo online intuito e de fácil acesso conquista e fideliza mercado! A inclusão na web é uma oportunidade para todas as partes do ecossistema empresarial.


A Perto Digital oferece um conjunto de soluções para sua comunicação digital ser mais acessível para todos os públicos.


Convidamos você a navegar pelo nosso site e conhecer nossos produtos.


ความคิดเห็น


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page