top of page

Acessibilidade: Qual a Importância de Transformar seus Conteúdos em Áudio?


Livro aberto com ondas sonoras emanando, representando a importância da transformação de conteúdo escrito em áudio para acessibilidade.

Conteúdos em áudios potencializam seu marketing e a comunicação do seu site, já que algumas pessoas preferem consumir conteúdo audível.


Uma marca empreendedora alinhada com os canais de comunicação certos podem engajar ainda mais a audiência e ganhar maior relevância no universo web. 


Este post é dedicado a trazer bons insights sobre conteúdos em áudios e boas práticas para seu site ser sinônimo de inclusão digital.


Quem consome conteúdos em áudio?


Em primeiro lugar, entender as características e as necessidades de uma possível persona que gosta de consumir áudios é fundamental! O post Um Raio-x da pessoa com deficiência visual no Brasil do Instituto Paranaense de Cegos define a deficiência visual.


É conceituada como a redução ou perda de visão em ambos os olhos de forma definitiva. 


Essa condição não pode ser corrigida por tratamento clínico, uso de lentes, óculos ou ato cirúrgico. A Organização Mundial de Saúde subdivide a deficiência visual em:


  • Baixa visão: a pessoa só consegue distinguir vultos, objetos próximos ou claridade. Pode ser leve, moderada ou profunda;

  • Próximo à cegueira: a pessoa consegue distinguir luz e sombra. Além disso, são capazes de contar dedos numa distância próxima. Percebem vultos e fontes luminosas. Algumas pessoas nesse contexto identificam projeções luminosas, diferenciando claro e escuro;

  • Cegueira ou perda total da visão: não há percepção de luz. É uma deficiência adquirida ou congênita (a pessoa já nasce assim). Se o indivíduo nasce com o sentido da visão e perde, ele permanece com memórias visuais. Isso se torna útil para a readequação dele. 


Já a dislexia é definida pelas palavras do artigo científico Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso social de Rejane Rubino. 


De acordo com o artigo, a dislexia é um transtorno de aprendizagem sem cura e hereditário. Provoca falhas nas conexões cerebrais responsáveis pela leitura, soletração e escrita.


Além disso, pessoas com baixa escolarização e sem o hábito de leitura podem achar mais proveitoso ouvir do que ler.


Agora, você já sabe quais são as prováveis pessoas que preferem seu conteúdo em forma de áudio. 


Os benefícios do conteúdo em áudio!


Assim, post de blogs transformados em informação audível pode beneficiar pessoas com baixa visão, deficiência visual, dislexia e ou com dificuldades de leitura. 


Logo, é uma ampla fatia de mercado que você pode atender com sua comunicação alinhada com esses públicos.


Se sua empresa incorporar conteúdos em áudio, seu modelo de negócios poderá entregar um impacto genuíno na vida dos clientes. Isso é primordial para consolidar uma cultura empresarial mais inclusiva e diversa.


Atender as particularidades de cada situação reforça seu compromisso corporativo com a inclusão digital.


Nossa economia 4.0 está em constante transformação e aceleração. Num mundo tão dinâmico, às vezes, é bem mais prático consumir conteúdos em áudio.


Uma maneira eficiente de comunicar sua mensagem pode significar uma experiência agradável e envolvente para as pessoas usuárias.


Até porque esse canal de comunicação permite que a pessoa faça outra coisa enquanto ouve o áudio. Dessa forma, o texto em áudio pode ser uma estratégia para atrair clientela e fãs da sua marca empresarial.


O conteúdo audível como diferenciação mercadológica


Por todos os pontos citados, a adoção dessas boas práticas acessíveis pode significar uma boa vantagem competitiva.


Seu empreendimento conquistará maior credibilidade por se posicionar como promotora da inclusão digital! Marketing que se adapta às exigências da clientela é conexão genuína e envolvimento com a causa da pessoa com deficiência.


É mais do que lucratividade e performance: é comprometimento com um mundo melhor.


Fale que o mundo quer ouvir seu marketing!


A solução Perto Texto em Fala é uma tecnologia que transforma textos em áudio. 

Qualquer documento, escrito ou apresentação viram versões audíveis. Basta inserir o conteúdo desejado ou carregar um arquivo PDF.


Assim, a inteligência artificial transformará a parte escrita em uma fala com voz natural. É uma agradável experiência de contato com a sua marca! Confira os principais atributos da nossa proposta de valor:


  • Possibilidade de usar o QR Code para incorporar materiais impressos, físicos, gráficos e sites, o que possibilita disseminar conteúdo em áudio;

  • Uso de link para compartilhar áudio com outras pessoas e usuários de forma ágil e simples;

  • Áudios gerados podem ser baixados em materiais de comunicação para variados canais de comunicação como redes sociais, por exemplo.


 Visite nosso site e converse com nossa equipe sobre os benefícios e o orçamento.


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page