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Acessibilidade para sites é um ganho para seus clientes e colaboradores


Ilustração minimalista representando a acessibilidade na web com um computador exibindo o símbolo de acessibilidade e ícones de pessoas diversas ao redor, em cores de marca específicas, simbolizando o benefício da inclusão para clientes e colaboradores

Por que a acessibilidade para sites traz benefícios para o seu nicho mercadológico e suas equipes?


Um modelo de negócios escalável, replicável e viável do ponto de vista econômico alinha simplicidade e execução. Quanto menor é o grau de dificuldade em lidar com um site, maior é a possibilidade de ter boa performance.


Tecnologias que oferecem um uso prático e fácil agregam para todas as partes interessadas no sucesso do negócio. 


Um site acessível promove a inclusão da pessoa com deficiência, seja um colaborador, seja um cliente. O objetivo deste texto é examinar o cotidiano dos consumidores e das equipes empreendedoras quando utilizam sites acessíveis.


A partir desta reflexão, você vai identificar a diferença que a acessibilidade digital traz para sua marca. 


Por isso, a seção a seguir apresentará um caso que exemplifica esse ganho duplo. Já a outra seção trará considerações sobre as legislações que exigem a incorporação da acessibilidade para sites.


Partes de leis sobre a inclusão da pessoa com deficiência serão citadas, demonstrando que sites acessíveis são uma vantagem competitiva.


Por fim, a penúltima seção vai “conectar” o caso apresentado e as legislações, estabelecendo uma conclusão. 


Acessibilidade em sites é bom para quem?


A acessibilidade em site engloba vários aspectos. O recurso que diminui a saturação, formata fontes e bloqueia as animações e desativa sons é um deles.

Pessoas com epilepsia podem navegar sem grandes dificuldades usando esse mecanismo.


Assim, clientes podem interagir com as funcionalidades das suas páginas web, realizando compras. 


Mesmo pessoas sem epilepsia podem usufruir de uma navegação mais agradável. Afinal, o usuário pode preferir manusear seu site e acessar suas informações corporativas sem sons e animações.


Só essa ferramenta incluída na acessibilidade de sites pode atrair um maior número de clientes.


Uma vasta fatia do mercado pode ser alcançada só com a simplicidade de um único aspecto do acesso online. É um diferencial competitivo que pode agregar demais nas vendas e no seu modelo de negócios. 


Além disso, seus colaboradores com epilepsia podem navegar pelo seu site durante rotinas de trabalho sem complicações.


Imagine algum especialista em marketing tendo que ler posts do seu blog para ter insights e apontar uma direção estratégica. Ele vai travar animações e sons do site se assim preferir e se o site apresentar esses itens.


Dessa forma, o trabalho dele gera um resultado muito maior com a acessibilidade para sites!


Muitos outros especialistas e colaboradores de diferentes áreas podem usufruir desse tipo de tecnologia. Afinal, com tantas transformações no online, é natural que times de empresas usem o site da sua marca empreendedora.


É a digitalização dos processos, fluxos de trabalho, rotinas e tarefas.


Da mesma forma, colaboradores sem epilepsia podem preferir manusear o seu site com sons e vídeos travados, por exemplo. É um ganho agregado para todas as pessoas envolvidas no seu negócio!


Por que a legislação valida a acessibilidade para sites?


A própria legislação apresenta os conceitos que fundamentam os ganhos da acessibilidade para sites.


Até porque não é uma exigência que os empresários e donos de negócios devem abraçar roboticamente! A Lei nº 13.146, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, fornece as definições importantes. O 3º artigo traz esses tópicos:


  1. desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

  2. tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;


Desse jeito, a acessibilidade para sites incorpora requisitos do desenho universal.


Assim, a pessoa pode desempenhar o papel de cliente ou colaborador. De forma semelhante, o usuário pode apresentar variadas deficiências ou preferências.


Em todos os contextos, o desenho universal vai agregar valor, sejam quais forem as necessidades e os papéis desempenhados. Facilidade para manusear e navegar no seu site significa motivação extra para a clientela virar fã da sua solução mercadológica.


Leis e tecnologias que ativam o sucesso do seu empreendimento!


Então, os conceitos trazidos pela lei descrevem muito bem os benefícios trazidos pelo desenho universal.


O exemplo que apresenta a acessibilidade para sites num caso concreto ajuda a visualizar esses benefícios. De forma semelhante, existem outros diversos recursos que entregam mais facilidade para apoiar a inclusão.


São necessidades e preferências diversas que são atendidas graças ao modelo de acesso no digital.


Entender as pautas das pessoas com deficiência como questões públicas ajuda a compreender as vantagens que todos podem usufruir.


A acessibilidade para site transforma seu negócio como um todo!


Ative os diferenciais competitivos agregando valor para muitas partes interessadas e stakeholders com site acessível. Seu empreendimento estará mais conectado e ligado com a inovação em todos os aspectos.


A proposta de valor da Perto Digital é agregar acessibilidade para sua marca. Assim, você pode impactar cada vez mais o mercado!


Converse com nossa equipe de vendas e especialistas para conhecer mais da nossa solução.











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