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Acessibilidade em redes sociais: práticas recomendadas



Na imagem, há uma ilustração estilizada de uma mulher de pé à esquerda segurando um smartphone. Ela parece estar interagindo com uma interface de rede social no telefone, que exibe duas postagens. A postagem superior mostra uma ilustração de um casal, e a postagem inferior mostra uma pessoa sozinha, possivelmente fazendo um vídeo ou uma selfie. Ao redor da interface da rede social, existem ícones que sugerem interações sociais online, como curtidas e compartilhamentos. À direita, há uma planta em um vaso, o que pode simbolizar crescimento ou vida. O fundo apresenta o que parece ser representações estilizadas de conexões ou uma rede, indicando talvez o aspecto social ou conectado da situação. A estética geral da imagem é moderna e digital, aludindo a temas de mídia social e conectividade na internet.

O objetivo deste texto é apresentar estratégias que tornarão suas redes sociais acessíveis. 

A comunicação é tudo nesta época tão conectada, veloz e que demanda tanto do virtual.

Afinal, com um bom trabalho envolvendo o marketing digital e o posicionamento, sua marca atingirá um público maior!

Esse fato resulta em ganhos de performance econômica, reputação e eficiência na divulgação do seu conteúdo.

Logo, este nosso texto está estruturado nos seguintes seis tópicos:


  • O básico da acessibilidade em redes sociais;

  • Texto alternativo para conteúdo;

  • Simplicidade no desenho;

  • Audiodescrição e legendas nos seus vídeos;

  • Diálogo entre suas redes sociais e a identidade empresarial do seu site;

  • Estratégias para alavancar a sua popularidade no mercado.


Ative todo o potencial da sua marca usando a força das redes sociais! Saiba como executar essa estratégia acompanhando nosso texto a seguir.


O básico da acessibilidade em redes sociais


Esta é uma ilustração que mostra uma pessoa sentada confortavelmente em uma poltrona azul, com as pernas cruzadas e segurando um smartphone. A pessoa parece relaxada e satisfeita, possivelmente interagindo com conteúdo em mídias sociais, o que é indicado pelos ícones flutuantes acima dela, como um avião de papel (geralmente símbolo de mensagem direta), emoticons de rosto feliz e coração, e ícones de curtida e coração. Ao lado da poltrona, há um vaso pequeno com uma planta verde, o que pode adicionar um elemento de calma e serenidade ao ambiente. O estilo da ilustração é moderno e simplificado, com cores suaves e contornos lisos.

Marketing sempre será uma peça fundamental dos negócios. Anúncios bem interessantes e impactantes despertam o desejo de compra do seu público. Uma comunicação poderosa auxilia o cliente a tomar a decisão de consumir sua solução.

Com uma boa estratégia de uso de redes sociais, seu empreendimento consegue educar seu mercado com maior critério e profissionalismo.

Em função disso, perfis empresariais que abraçam a diversidade alcançam mais pessoas por motivos bem simples! Eles têm um posicionamento melhor nas redes sociais.

Com essa movimentação estratégica, a sua marca conquista mais visibilidade.

Inclusive: qualquer profissional liberal precisa do marketing para projetar uma imagem empreendedora positiva.

Um bom conteúdo para as redes sociais passa pelas respostas dadas às perguntas:


  • Quem é seu público ideal?

  • Qual é a reação que você espera desse seu cliente? Por exemplo: você pode criar um conteúdo para, apenas, informar seu cliente e esperar reconhecimento. Pode ser que a venda seja uma etapa posterior.

  • Qual é o tipo de informação que seu cliente busca na internet?

  • Como você cria um conteúdo que satisfaz as demandas da sua audiência?


A partir do modo como seu cliente percebe sua solução, você cria uma narrativa adequada para essa percepção. Imagine, por exemplo, que sua empresa vende chocolate. Seu cliente pode associar essa mercadoria com momentos felizes e lanches em família.

Esse é o modo como seu cliente percebe o produto.  Logo, sua marca precisa explorar essas associações e o modo como o cliente utiliza sua solução no cotidiano. No caso do chocolate, a marca pode gerar um rico conteúdo sobre festividade e lanches em família.

No todo, suas redes sociais devem:


  • aumentar suas vendas;

  • fidelizar clientes;

  • agregar na visibilidade e reputação da sua marca;

  • construir uma imagem positiva na mente dos clientes;

  • consolidar bons relacionamentos comerciais;

  • educar o mercado e os consumidores;

É de suma importância, no entanto, que a comunicação da sua organização empreendedora não fique restrita às redes sociais. Seu marketing deve ser um todo integrado que conecte informações numa continuidade entre blogs, redes sociais, site e comunicação offline.


Tudo deve se “conversar” estrategicamente. 


Há várias maneiras de ter as ideias certas para gerar conteúdo. Demonstrando sua autoridade e satisfação dos seus clientes, você consegue atrair mais mercado!


Um conteúdo impactante tangibiliza a transformação entregue pela solução e os atributos de valor da oferta. Além disso, sua mensagem deve acertar nas dores da audiência e educar o seu mercado. 


O uso de um bom storytelling nas suas redes sociais pode ser muito efetivo para coletar depoimentos de consumidores. Ative a força das redes com as palavras certas!


Há, claro, alguns direcionamentos para tornar suas redes sociais mais inclusivas  e amigáveis. Vamos explorar os principais logo abaixo.


Texto alternativo para conteúdo


Na imagem, há uma ilustração de um personagem animado sentado confortavelmente em uma cadeira, trabalhando em um laptop. O ambiente parece ser uma área de escritório ou casa adaptada para trabalho, com um design limpo e minimalista. À esquerda do personagem, há um vaso com uma planta, o que traz um toque de natureza e cor ao espaço. Atrás do personagem, há duas imagens de fundo na parede; uma parece ser um navegador de internet e a outra possivelmente um documento de texto ou página da web, sugerindo que o personagem está envolvido em alguma forma de atividade online ou de escritório. O estilo da ilustração é moderno e estilizado, com cores suaves e linhas simples, transparecendo um ambiente de trabalho tranquilo e organizado.

O texto alternativo consiste em descrever a imagem para alcançar um público constituído por pessoas cegas ou com baixa visão. Esta descrição pode ser feita na própria legenda do post usando a #paratodosverem ou #pracegover.

Essa descrição pode ser colocada na função “texto alternativo” presente nas configurações ocultas das redes sociais.

O texto alternativo e descrições precisas em imagens e vídeos melhoram a experiência de pessoas com transtorno de aprendizagem ou dificuldade de leitura. 

Além de tudo, é uma estratégia para avançar no SEO da sua marca.

Marcas que priorizam a acessibilidade visual estão apoiando a resolução de inúmeros problemas do público.


Simplicidade no desenho


Outro aspecto importante da sua comunicação é o desenho. Um post com um design confuso não agrega valor e nem engaja!

Por isso, a estratégia do desenho simples pode ampliar o impacto do seu marketing.

Em poucas palavras, o desenho simples:


  • comunica organização e uma hierarquia de informação para facilitar o entendimento;

  • usa espaços nos locais certos;

  • garante uma leitura fácil e prática;

  • utiliza eficazmente as imagens.


O desenho simples serve para sua marca alcançar pessoas com dificuldades de leitura e de aprendizagem. Além disso, a estratégia serve para atingir públicos com baixa escolaridade. 


Simplicidade no texto

Um texto simples ajuda a pessoas com diferentes deficiências:


  • Leitores de tela entregam uma experiência mais satisfatória quando o texto é menos complexo. Essa experiência agrega valor para pessoas cegas ou com deficiência visual;

  • Pessoas com deficiência intelectual podem, também, se beneficiar dessa simplicidade. O mesmo caso acontece com pessoas autistas que demandam de textos mais diretos e objetivos.


Uma linguagem simples entrega muito para a sua persona!


Audiodescrição e legendas nos seus vídeos

A imagem mostra uma ilustração estilizada representando alguém em uma transmissão de vídeo online. A figura é um personagem de desenho animado, possivelmente uma mulher, com óculos e vestindo um suéter com desenhos que se assemelham a nuvens ou manchas. Ela está com as mãos juntas, como se estivesse pensativa ou talvez fazendo uma apresentação. No canto superior esquerdo, há uma pequena ilustração de um alto-falante com ondas sonoras, indicando que a personagem pode estar falando ou sendo ouvida. O layout sugere uma interface de reprodução de vídeo, com controles na parte inferior, incluindo um botão de play e uma barra de progresso, que mostra que o vídeo está a 2 minutos e 14 segundos de um total de 6 minutos. Fundos e outros elementos gráficos flutuam ao redor da tela para completar a cena.

A audiodescrição é outro aspecto que pode ser explorado pela sua marca. É narrar o que está acontecendo na tela para que pessoas com deficiência visual possam entender. Essa atitude pode ser de grande importância para a sua audiência quando você transmitir uma live.

A legenda em vídeo é de extrema importância para a sua audiência constituída de pessoas com deficiência auditiva. 


Empresas e criadores de conteúdo devem incluir legendas para garantir a acessibilidade.


Diálogo entre suas redes sociais e a identidade empresarial do seu site


A proposta de valor da sua empresa apresentada nas suas redes sociais deve dialogar com a identidade do seu site. Nosso site da Perto Digital, por exemplo, comunica conteúdo sobre acessibilidade no blog, site e nas redes sociais. 


Todas as informações disponibilizadas nas suas redes sociais devem contar um pouco da transformação que sua proposta de valor oferece.  


Essa conexão e continuidade de informações é imprescindível para que seu público não perca o interesse. Um site empresarial bem estruturado gera conexão imediata! 


Estratégias para alavancar a sua popularidade no mercado


Imagine uma pessoa com deficiência falando bem da sua solução nas redes sociais.

Não seria maravilhoso? Muitos creators com deficiência trabalham ativamente na produção de conteúdo, sugerindo e recomendando ofertas empresariais, por exemplo.

Portanto, sua imagem corporativa na internet deve ser posicionada de uma maneira inclusiva e acessível para atingir mais clientes. Esse atributo de acesso gera mais recomendações e fidelizações.

A constância em gerar conteúdo gera engajamento e reconhecimento da sua marca no meio digital.

Por isso, as redes sociais do seu sonho empresarial devem sempre apresentar algum conteúdo que seja útil e relevante. Procure inspiração em sites de concorrentes e até de outros setores para adaptar à sua realidade. Assim, você consegue entregar um diferencial tanto no seu marketing quanto na sua proposta. Dessa forma, sua clientela vai prestar atenção na sua mensagem.

Monitore o número de conversões, engajamento e interação para identificar como seu marketing performa na rede social. 

Responda sempre à pergunta: o que você vai fornecer em troca da atenção das pessoas?

Ao mesmo tempo, seus clientes também querem atenção! Responder dúvidas, curta, comente e responda as dúvidas dos seus consumidores gera engajamento.

A especificidade do seu marketing é vital para atingir o público mais propenso a comprar de você. Assim, você reduz a concorrência e diminui os custos com a sua comunicação. 


Outras boas dicas para arrasar nas redes sociais


Entregue valiosos conteúdos em lives: mostre o potencial e os diferenciais da sua solução entrevistando convidados interessantes. Interaja com os comentários, pois eles podem trazer ideias para as redes sociais.


Use os stories: poste fotos e vídeos para comunicar a sua proposta de valor. Essa funcionalidade é interessante porque permite a criação de um conteúdo dinâmico e divertido com emojis, gifs e músicas. Você pode dialogar diretamente com o seu público através de caixas de perguntas ou enquetes. Insira links diretos nos seus stories é uma boa prática.


Compartilhe informações úteis para o seu público: Com essa movimentação estratégica, você demonstra sua autoridade e conhecimento sobre um assunto.


Divida seus saberes e ensine seu público. Divulgue suas ideias em posts e stories. 


Invista em novidades: Divulgue e compartilhe informações a respeito do seu nicho.

Você pode mostrar os últimos insights no seu nicho, as mudanças no mercado e as transformações no seu segmento. Dessa forma, seu público pode ficar bem informado com seus direcionamentos e divulgação de ideias. 


Aposte em sutileza: A divulgação de dados, informações e números sobre seu segmento sempre é bem válida. Por isso, faça isso de forma sutil. Não queira vender o tempo todo. Apresente conteúdo de alta qualidade para ensinar, persuadir e divertir sua audiência.


Exemplos práticos:


Imagine que seu negócio seja uma fintech, uma startup do ramo financeiro. Você pode, por exemplo, apresentar o número de pessoas sem acesso a educação financeira. 

Este conteúdo em números apresenta o tamanho da oportunidade do seu negócio e, simultaneamente, informa seu público. 

Mostrar conteúdo que apresente algum dado qualitativo também é válido. Ainda, no exemplo da fintech, ela poderia mostrar alguma pesquisa sobre as opiniões de pessoas descontentes com a situação financeira do país.

Esses exemplos de conteúdo informam e comunicam valor de forma sutil. Em lives, você pode entrevistar pessoas especialistas em algum assunto. 

Dessa forma, a credibilidade desse especialista “passa” para a sua marca. É um ganho mútuo para todos os lados. 

O especialista ganha falando sobre o assunto que domina e seu negócio ganha em marketing.

Você pode colocar o link dos posts do seu blog em stories, convidando sua audiência a ler o seu material.

É uma boa prática para conquistar a atenção da sua audiência. Essa movimentação garante que o público permaneça em maior contato com sua marca.

Posts nas redes sociais que divulgam conteúdo inédito publicado no seu blog é outra boa estratégia nesse sentido.


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Saber lidar com pessoas no universo online faz toda a diferença para você e seu público.


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