top of page

Acessibilidade e ESG: Como impulsionar a responsabilidade social da sua empresa?


Arte em 2D com uma mulher de costas apontando para dois papéis com rostos desenhados.

Mensurar o impacto social positivo que a inclusão traz para o mundo exige conceitos bem definidos para que o debate alcance uma maior maturidade. Por isso, os termos necessários para entender esse impacto social estão presentes neste post.


Você vai descobrir:


  • A importância da acessibilidade no contexto ESG;


  • Aumento da reputação e a competitividade da empresa;


  • Qual caminho seguir para integrar a inclusão no ESG?


O que é o ESG? Qual é a conexão deste termo com a acessibilidade?


A sigla inglesa ESG (Environmental, Social and Governance) fica traduzida como ASG (Ambiental, Social e Governança). É a interdependência entre um posicionamento ambientalmente correto, investimento em impacto social e bons critérios de governança corporativa.


O artigo “Agenda ASG no Brasil: investimentos responsáveis” do autor Humberto E. C. Mota Filho traz relevantes insights:


  • Governança pode ser tratada como transparência nas informações, equidade no tratamento dos investidores, prestação de contas, leis cumpridas e ética nos negócios;


  • A Agenda ASG busca unificar os interesses da sociedade civil, proteção ambiental e objetivos corporativos dos investidores e acionistas;


  • Política de responsabilidade socioambiental (PRSA) apresenta princípios para nortear as ações de natureza socioambiental dos modelos de negócios e o impacto deles nos stakeholders.


Logo, o conceito de ESG ou agenda ASG demanda que corporações se preocupem com os efeitos dela no meio ambiente e na sociedade. Por conta disso, empreendimentos que abraçam a pauta da pessoa com deficiência e acessibilidade já apresentam um diferencial importante.


Esses negócios inovadores focam bastante em oferecer soluções adaptadas para o público constituído de clientes com deficiência ou atrair talentos diversos para consolidar times diferenciados.


Assim, um círculo virtuoso é consolidado porque:


  • mensurar o impacto positivo com boas práticas e critérios de governança traz maior transparência para o negócio;


  • maior transparência estimula uma benéfica interação entre empresa e ecossistema de investidores, clientes e stakeholders.


ESG não é modismo! É uma tendência forte e consistente que está estimulando uma reflexão poderosa sobre nosso capitalismo.


Seus clientes amam sua marca empresarial?


Conforme já citado, uma maior transparência para mensurar o impacto positivo da acessibilidade e boas práticas em responsabilidade social tende a agregar bastante em um nome corporativo.


Com as métricas adequadas, marketing certeiro e boas práticas, sua empresa pode apresentar resultados robustos quando se trata de inclusão. Essa diferenciação mercadológica:


  • acolhe a diversidade;

  • atrai um maior público consumidor;

  • estimula um maior engajamento dos demais stakeholders;

  • posiciona a sua marca empresarial como sinônimo de ética e responsabilidade;

  • faz mais do que a Legislação exige;

  • contribui para outros modelos de negócios adotar esses critérios de ESG;

  • alinha o propósito da empresa com bem-estar social e uma postura proativa;

  • marketing mais efetivo já que sua corporação estará presente no coração e na memória afetiva dos clientes.


Qual é o caminho para adotar a acessibilidade alinhada com princípios ESG?


O Perto Digital oferece uma série de adaptações através de soluções que agregam acessibilidade no ambiente digital empresarial. Assim, os usuários com deficiência poderão navegar pelas suas páginas sem dificuldades, pois poderão acessar as opções e as funcionalidades necessárias que garantem interações mais simples.


Amplie seu impacto social e a entrega de uma experiência interativa com a nossa tecnologia. A inclusão digital é um bom começo para você inserir a pauta ESG no cotidiano da empresa. Com essas modificações pontuais e tomadas de decisões estratégicas, seu estilo de gerência e cultura corporativa vão assimilar os demais pilares do ESG sem muitos problemas.


Foque num aspecto do ESG que cada vez execute uma estratégia constante, aprimore os pontos positivos e extraia aprendizado dos erros.


Aos poucos, seu modelo de negócios vai harmonizar o aspecto humano, social, ambiental e governança.


Fique mais perto do seu nicho de mercado. Converse com a nossa equipe para alinhar as soluções do Perto Digital com as suas necessidades.

Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page