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Acessibilidade Digital para e-commerce: por que você precisa ter?


Ilustração vetorial minimalista mostrando um carrinho de compras ao lado de ícones de acessibilidade, incluindo um teclado adaptado, um mouse especial e fones de ouvido. O fundo da ilustração é azul escuro. A ilustração representa a importância da acessibilidade digital em e-commerce.

A acessibilidade digital precisa estar em todos os lugares, nichos e modelos de negócios.


Neste post, você vai aprender sobre:


 - O que é acessibilidade digital?


- Importância da inclusão e igualdade no ambiente digital.


- Contextualização sobre o crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de tornar os sites mais acessíveis; 


- Benefícios para a sua marca.


O que é acessibilidade digital?


É a acessibilidade associada aos meios eletrônicos, comunicação e informação. 

Assim, as pessoas com deficiência podem ter acesso pleno e possível às tecnologias.


Um exemplo é a pessoa daltônica que conta com adaptações no site para a mudança de contraste, cores e visual.  


Isso gera uma navegabilidade e um manuseio mais fluido, intuitivo e fácil para o usuário. Sistemas e interfaces devem ser projetados para evitar o esforço excessivo, perda de tempo e dificuldades. 


Apesar de haver variadas deficiências, o design das páginas virtuais devem adotar a universalidade como parâmetro principal: aceitação da diversidade. 


Importância da inclusão e igualdade no ambiente digital


Bons modelos de negócios usam dados e informações para aprender sobre o comportamento do usuário e entregar uma solução personalizada.

Dessa forma, todo empreendimento é uma cocriação!


Empreendedores lidam e iteram com clientes, buscando feedbacks e aprimorando modelos inovadores. 


Já nessa fase inicial, o negócio deve assumir um compromisso em acolher as críticas dos usuários para refinar a solução. Por isso, projetar um site que incorpore a acessibilidade é um exemplo de escuta ativa.


Igualdade de oportunidades no mundo digital é fundamental para cada pessoa poder se expressar.


Quando uma solução mercadológica chega na etapa intermediária e atinge uma boa performance financeira, precisa de ainda mais ajustes. Assim, ela atinge um mercado cada vez maior. 


Novamente, a inclusão digital se mostra um fator de sucesso para negócios que miram em várias fatias populacionais.


Quando uma startup consolida a posição no mercado, precisa redobrar os cuidados com a inclusão digital. Nesse ponto, um número maior de usuários ingressará no site, aplicativo e demais dispositivos eletrônicos.


Em cada fase do ciclo de vida de um negócio, a empatia precisa ser exercitada para garantir uma boa experiência.


Contextualização sobre o crescimento do comércio eletrônico


O site “Mercado & Consumo” apresenta o artigo “E-commerce atingirá R$185 milhões de faturamento em 2023, aponta pesquisa”. O artigo se baseia no estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).


Os seguinte dados são apresentados a partir desse texto:


  • altas expectativas para os próximos anos;


Um faturamento de: 


  • R$ 205 bilhões para 2024;

  • R$ 225 bilhões para 2025;

  • R$ 248 bilhões para 2026;

  • R$273 bilhões para 2027.


Então, é lógico que pessoas usuárias com diferentes tipos de deficiência estarão dentro do conjunto de consumidores do E-commerce. Como conquistar essas personas se o e-commerce é um modelo de negócios com particularidades bastante únicas? Por exemplo:


  • um ágil sistema de procura de produtos pode oferecer uma boa experiência para a pessoa com deficiência;

  • recomendações de produtos e serviços complementares adaptados para todos os públicos;

  • marketing nas redes sociais que tenham textos descritos dos posts (textos alternativos);

  • mecanismos de pagamento rápidos e práticos;

  • possibilidade da pessoa com deficiência verificar e analisar as avaliações de outros clientes;

  • uma inteligência artificial e algoritmos que respeitam a privacidade dos usuários;

  • descrição de produtos e serviços elaboradas de maneira simples para ágil entendimento. 


Esses atributos e características fazem com que o e-commerce precise incorporar a inclusão digital de um jeito bem específico.


Afinal, as soluções, produtos e serviços são para todas as pessoas. É a democratização da internet e da possibilidade de consumir.


Benefícios para o seu e-commerce


O que ganha um e-commerce se adotar a inclusão digital como um dos parâmetros principais? Confira:


  • maior credibilidade diante do mercado porque abraça uma pauta cidadã;

  • posicionamento de autoridade, pois mais pessoas vão poder avaliar seus produtos e serviços, confirmando a qualidade das suas ofertas;

  • site acessível que alcança melhores resultados de busca do google porque o fluxo de clientes no seu e-commerce é maior;

  • ampliação do seu lucro;

  • aumento de relevância no ecossistema digital;

  • construção de uma relação de confiança com o mercado;

  • atender legislações e regulamentações;

  • features e funcionalidades mais amigáveis para cada contexto do usuário.



As deficiências são apenas características dos indivíduos. Então, nada melhor do que adequar seu e-commerce à situação do usuário.


A Perto Digital possui diversas soluções que garantem que o seu e-commerce seja acessível a qualquer pessoa com deficiência.


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