top of page

Acessibilidade Digital no Recrutamento e Seleção de Pessoas com Deficiência


Arte em 2D com uma mulher de costas apontando para dois papéis com rostos desenhados.

Atualmente muitos processos foram digitalizados para agregar eficiência, praticidade e rapidez. Até mesmo a área de Recursos Humanos se aproveita da tecnologia para atrair e selecionar os talentos mais compatíveis com a cultura corporativa.


Lendo este blog post, você vai conhecer mais sobre:

- A importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho;


- O que é acessibilidade digital e sua relevância no processo de recrutamento;


- Os desafios específicos dos candidatos com deficiência;


- Como tornar seu site acessível para recrutamento.


Inclusão de talentos no mercado de trabalho


Já no Capítulo II da Constituição Federal, no artigo 6º, é apresentada as seguintes definições:


“São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”


Logo, pessoas com deficiência, na figura de cidadãs, podem e devem usufruir do direito social ao trabalho. Por isso, a área de RH exerce uma profunda influência na concretização desse direito e no combate ao desemprego da pessoa com deficiência.


Afinal, o acesso ao emprego é mais do que um direito social. A empresa que você trabalha pode ter uma performance incrível combinando os talentos certos em um time. Embora, às vezes, exige certas adaptações na empresa.


O exemplo mais lembrado nessas horas é a pessoa com autismo que tem uma visão única para encontrar detalhes e um cérebro bastante lógico, o que representa um capital humano de enorme valor para a área de tecnologia e informação.


Portanto, assim como em processos seletivos comuns, vale a pena investir em candidatos com deficiência se eles combinam com a cultura corporativa, manifestam o desejo de aprender e assimilar um número cada vez maior de habilidades.


Quanto menos dificuldades o candidato com deficiência enfrentar para acessar um bom emprego e mostrar resultados, melhor para a empresa com um todo.


Mais pessoas trabalhando significa melhor performance e um ganho para todas as pessoas.


Acessibilidade digital e oportunidade para todos


Para que todos os candidatos consigam acessar boas oportunidades, as páginas na web que captam esses candidatos, precisam ser acessíveis e acolhedores.


A acessibilidade digital, portanto, permite que um site tenha poucos ou nenhum impedimento para uma boa navegabilidade. Espaços web e páginas virtuais devem ser projetados para facilitar o entendimento, a navegação e a interação do usuário com todos os recursos disponíveis.


Um bom exemplo seria um conteúdo web com um tamanho que pode ser ampliado para ser lido por pessoas com baixa visão, sem que isso prejudique a qualidade do texto.


Pode ser que um candidato queira ler as informações do seu site desse jeito para se preparar para a entrevista. Com o envelhecimento da população e o prolongamento da expectativa de vida, é natural que tenhamos mais do que uma ou duas gerações atuando numa mesma empresa.


De repente, esse mesmo candidato com baixa visão pode ser uma pessoa com uma enorme experiência laboral por ter ultrapassado a idade dos 50 anos, o que significa inúmeras possibilidades de combinar talentos em times diversos.


Já pensou sua empresa contando com um time de profissionais donos de diferentes bagagens culturais e habilidades complementares para resolver problemas do mercado?


Inovação só acontece com pessoas interagindo. Muitas cabeças com estilos diferentes de pensar agregam um enorme diferencial competitivo para a marca.


Os desafios que os candidatos com deficiência enfrentam


Se um site não for acessível para todos os tipos de deficiência e contextos, os candidatos podem enfrentar desafios bastante específicos como:


  • problemas para acessar áreas de recrutamento dos sites empresariais;

  • navegação nada intuitiva;

  • formulários que não foram projetados para serem manuseados e preenchidos por pessoas com deficiência;

  • difícil acesso a informações relevantes sobre a empresa.


Esses problemas de interatividade podem afastar candidatos com muito potencial da sua empresa, o que não acrescenta nada para a credibilidade e a imagem do modelo de negócios.


A percepção sobre a marca empregadora fica bastante prejudicada.


Recrutamento acessível


Para que a área de RH seja ainda mais efetiva e seu site apresente recursos de acessibilidade para atrair talentos diferenciados, você precisa de uma boa tecnologia.


Como seu espaço web pode lidar com a enorme diversidade de pessoas, situações, habilidades e deficiências?


O Perto Digital oferece soluções que facilitam a interação entre seu site e pessoas com qualquer tipo de deficiência. O próprio candidato vai poder acionar a funcionalidade que facilita a navegabilidade e o consumo de informações em função das preferências dele.


Atraia os profissionais certos para o seu time. Fale com os especialistas do Perto Digital e faça as adaptações necessárias para transformar seu site.



Comments


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page