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Acessibilidade digital: necessidade ou hype?

Por que a palavra acessibilidade está em alta?


A inclusão digital precisa ser uma prioridade das empresas? O artigo vai apresentar argumentos que tratam a questão de acesso com profundidade e o número de pessoas com deficiência no Brasil, bem como os tipos de deficiência. Além disso, será apresentado se o acesso digital faz sentido do ponto de vista de um modelo de negócios e de uma estratégia empresarial.


Com isso, vamos responder a questão: acessibilidade é uma necessidade ou hype?



Investir em acessibilidade digital deve ser uma prioridade?


No site G1, há um texto escrito por André Catto e intitulado “7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho; salário médio dessa população é R$ 1 mil menor, diz IBGE”. O texto é de 21/09/2022 e apresenta números que não deixam dúvidas sobre o tamanho da oportunidade que é a inovação digital inclusiva. O texto se baseia no relatório “Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil” elaborado pelo IBGE para apresentar as seguintes conclusões:


Em 2019, o país tinha 17,2 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 8,4% da população. Esse número corresponde a:


  • 7,8 milhões de pessoas com deficiência física (membros inferiores);

  • 7 milhões de pessoas com deficiência visual;

  • 5,4 milhões de pessoas com deficiência nos membros superiores;

  • 5,3 milhões de pessoas com mais de uma deficiência;

  • 2,5 milhões de pessoas com deficiência mental;

  • 2,3 milhões de pessoas com deficiência auditiva.


Logo, se a empresa diz que a inclusão é uma prioridade, a oferta de um site mais acessível é uma demanda que ela precisa atender. E isso significa não poder postergar ou adiar a incorporação de soluções que facilitem a navegação, pois demandas precisam ser atendidas!


Os números apresentados anteriormente mostram a relevância que a usabilidade pode agregar na conexão entre marca corporativa e pessoas com deficiência!


É uma questão de agregar um diferencial competitivo!


Como um site corporativo pode ser mais amigável e convidativo se existem diferentes deficiências e muitas maneiras diferentes das pessoas lidarem com tecnologia?


Fora isso, como ter bons critérios técnicos para saber se o tema inclusão digital é hype ou uma necessidade cada vez mais urgente? De que forma a empresa pode iniciar uma maior comunicação com as pessoas com deficiência?


Tudo depende da estratégia empresarial!


Modelos de negócios mais técnicos e que se abrem para a diversidade conseguem atender o segmento de clientes principal sem descuidar da inclusão digital. Afinal, empresas precisam ser humanizadas para promover a conexão entre pessoas.


A harmonização entre os componentes da estratégia empreendedora pode permitir que a acessibilidade seja tratada como algo importante e prioritário. Até porque atender bem as necessidades do usuário é uma responsabilidade de qualquer empresa, não importa o tamanho, faturamento, nicho de mercado ou tipo de persona.


Se a corporação souber planejar o modo como ela se conecta com o usuário com e sem deficiência, ela estará priorizando a pessoa e a entrega de valor para ela. Por isso, é imprescindível analisar o próprio modelo de negócios que serve como base para o funcionamento da empresa ou de uma startup.


A entrega de valor para o usuário:


A obra “Business Model Generation - inovação em Modelos de negócios: Um manual para Visionários, Inovadores e Revolucionários” de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur mostra como elaborar um modelo de negócios. Esses mesmos insights podem ser aproveitados para que empresas se concentrem em entregar valor para o usuário com deficiência e consolidar um bom relacionamento.


Vejamos dois componentes de um modelo de negócios bem-sucedido conforme cita o livro:


1 - Os canais são os modos como uma empresa alcança segmentos de mercado. Para entender como os modelos de negócios podem atingir os clientes, o livro fornece os seguintes exemplos: time de vendas e sites institucionais.


2 - Relacionamento com clientes: São os tipos de relacionamentos consolidados entre empresa e segmentos de clientes. Esses relacionamentos podem ser feitos através de contatos pessoais ou automatizações. Envolve atrair consumidores, formar uma boa base de clientes, reter e expandir.


Esses 2 componentes de um modelo de negócios convencional podem oferecer muitas ideias de como atender as demandas por inclusão digital!


Incorpore acessibilidade na sua tecnologia com as soluções do Perto Digital:


As soluções do Perto Digital facilitam a navegação do usuário de acordo com a deficiência dele. Portanto, o maior foco nas necessidades do cliente pode ser incorporado nos canais institucionais da empresa (site), assim também já cumprimos um dos componentes citados acima. Além disso, maior facilidade para manusear sites significa relacionamentos mais promissores com a persona, não importando se a pessoa tem ou não alguma deficiência. É um investimento em credibilidade e simplicidade.


Estudar as características e componentes de um modelo de negócios geram uma melhor compreensão sobre como a acessibilidade digital pode ser assimilada na estratégia da empresa para que ela se adapte a públicos com diferentes necessidades de navegabilidade.


Deixe que mais pessoas de diferentes perfis usufruam dos benefícios da sua proposta de valor e ganhe mercado!


Oferecemos plug-ins específicos para garantir a navegabilidade do seu site e colocar as pessoas no centro das atenções, não importando se ela possui deficiência física, sensorial, intelectual, psicossocial ou pertence a um grupo etário mais avançado.


Priorizamos uma entrega completa de recursos que agregam muito valor.


Portanto, do ponto de vista estratégico e mercadológico, as soluções da Perto Digital são exemplos de boas práticas para qualquer empreendimento que quer oferecer experiências online inesquecíveis para todos os públicos.


Assista ao vídeo abaixo e conheça as demais soluções da Perto Digital!


Qual a sua conclusão depois das informações que fornecemos neste artigo? Acessibilidade digital é necessidade ou apenas hype?

Se a sua decisão final é que a acessibilidade é uma necessidade, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e deixe a sua empresa e serviços acessíveis.

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