top of page

Acessibilidade Digital na Indústria: promovendo a inclusão e impulsionando o crescimento


Arte em 2D com diversas peças de quebra-cabeça com mãos segurando.

A indústria é um dos motores principais da economia nacional e inovação tecnológica. Ela que molda o cenário mercadológico, gerando emprego e oportunidades. Mas como a indústria lida com a diversidade e a pessoa com deficiência? O conteúdo de hoje vai trazer muitas informações sobre esses subtemas para aprofundar o conhecimento sobre inclusão:


  • Apresentação do tema acessibilidade e sua relevância atualmente;

  • Breve explicação sobre o conceito de acessibilidade digital;

  • Definição de acessibilidade digital e como se aplica ao contexto industrial; 


  • Exemplos de barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no acesso às tecnologias e interfaces digitais;


  •  Benefícios de manter acessibilidade digital na indústria.

O que é a acessibilidade?


A acessibilidade exige definições tiradas diretamente da Legislação. A Portaria CNMP - PRESI Nº 115, De 16 De Julho De 2019 Institui a Política de Acessibilidade e o Comitê de Gestão da Política de Acessibilidade (CGPA) do Conselho Nacional do Ministério Público. Esta mesma Portaria traz o seguinte conceito:


“acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”


Indústrias com piso tátil facilitam o deslocamento de pessoas com deficiência visual. É um exemplo da priorização de espaços físicos mais acolhedores, seguros e que asseguram o caminhar. Logo, acomodações industriais que incorporam acessibilidade:


  • conectam pessoas com deficiência com o universo da inovação;

  • facilitam a conexão com empregos e vagas;

  • aproximam clientes com deficiência das ofertas e propostas de valor;

  • alinham marcas corporativas com inclusão, agregando um toque humano e empático. 


O que é acessibilidade digital?


Observem estes trechos tirados da Portaria:


“barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;”


“barreiras tecnológicas: as que dificultem ou impeçam o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias”;


Logo, não são somente espaços físicos que precisam de ajustes específicos para incorporar a acessibilidade. Tecnologias, sites, aplicativos e sistemas de informações devem ser acessíveis da mesma forma. 


O progresso não pode excluir.


Acessibilidade digital na indústria


Conforme já citado, o coração da economia nacional é a indústria. Por isso, as inovações precisam priorizar a eliminação de barreiras tecnológicas, comunicacionais e informacionais. 


Robôs usados em linhas de produção para agilizar e aumentar a produtividade são controlados por softwares e sistemas digitais. Se a pessoa que manuseia essa tecnologia tiver baixa visão e não conseguir enxergar os elementos visuais na tela, ela está lidando com uma barreira comunicacional e tecnológica.


Se os computadores estiverem adaptados, as barreiras serão mitigadas, o que constitui inclusão digital e uma maior conexão entre indústria e talentos diferenciados.


Sites corporativos que tenham um conteúdo sem barreiras muito complexas conseguem apresentar a proposta de valor da indústria para uma grande audiência constituída de pessoas com deficiência. Então, o modelo de negócios consegue abocanhar uma maior fatia do mercado, alavancando a lucratividade e a performance.   


O potencial de crescimento no nicho aumenta muito.


Exemplos de barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no acesso às tecnologias e interfaces digitais


  • Pessoas com baixa visão ou deficiência visual podem lidar com dificuldades para escrever linhas de código e criar aplicativos usados na indústria;

  • Pessoas autistas podem se sentir sobrecarregadas com os sons intensos da rotina industrial e movimentação de pessoas;

  • Softwares com termos estrangeiros que dificultam o entendimento das equipes que acessam a interface digital;

  • Telas com botões e funcionalidades de cores muito fortes, o que prejudica pessoas com daltonismo;

  • Navegação pouco intuitiva e que dificultam o cotidiano de usuários com distúrbio de habilidades motoras;

  • Sinais sonoros de máquinas e tecnologias não perceptíveis para pessoas com deficiência auditiva, o que funciona como barreira comunicacional;

  • Sites empresariais difíceis de serem manuseados por consumidores com deficiência. 


Conforme se pode notar, existe uma infinidade de negócios do setor industrial e variadas tecnologias. Como a sua inovação pode ser inclusiva e acessível com tantos tipos de deficiência? 

Além disso, com o aumento do número de aplicações técnicas, conexões e sistemas web, o número de barreiras tecnológicas, comunicacionais e informacionais cresce na mesma proporção.  

Benefícios de manter acessibilidade digital na indústria


Assim, seu empreendimento precisa de uma solução que agregue acessibilidade digital na sua tecnologia industrial da maneira mais completa possível.

Além de ampliar o público-alvo, trazer mais clientes, atrair talentos diversos e cumprir requisitos e normas, você estará facilitando o dia a dia das pessoas sem deficiência, porque sistemas mais intuitivos simplificam as operações para qualquer usuário.

Os plugins da Perto Digital oferecem maior comodidade e praticidade para o uso de tecnologias e interfaces digitais pelas pessoas com deficiência.

Faça a diferença para a diversidade! Posicione sua indústria.


Acessibilidade digital em indústrias


O Perto Digital oferece recursos que adequam a comunicação digital das indústrias às necessidades das pessoas com deficiência.


A nossa tecnologia simplifica o manuseio dos sites e agrega na navegabilidade. A transformação socioeconômica depende muito da acessibilidade. Por isso, venha conhecer as soluções do Perto Digital e entenda como elas podem ajudar a sua indústria.




Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page