Como a acessibilidade digital e SEO se complementam? Não pense que recursos acessíveis constituem um custo muito alto para seu negócio, pois é um investimento estratégico!
Na verdade, existe uma conexão muito forte entre as melhores práticas em SEO e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web!
Essas diretrizes, nomeadas em inglês como Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), tornam seu conteúdo perceptível, operável, compreensível e robusto.
Já o conceito de SEO diz respeito ao Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).
Logo, a acessibilidade digital e SEO são pilares de um conteúdo que conquista um melhor ranqueamento.
Esse fato pode ser observado em uma diversidade de ambientes digitais como Google, redes sociais e Youtube.
Seu público constituído de pessoas com deficiência consomem conteúdo de diversas formas, incluindo tecnologias assistivas. Desse modo, uma internet mais inclusiva e acessível pode potencializar os resultados do seu SEO.
Assim, o conceito de acessibilidade digital deve ser incorporado no trabalho de todos os setores da sua empresa.
Por isso, antes do nosso texto apresentar dicas certeiras, vamos mergulhar nos aspectos positivos trazidos com essa estratégia.
Os benefícios de combinar a acessibilidade digital e SEO
Um conteúdo que conquista os primeiros lugares na busca das pessoas usuárias acaba recebendo mais atenção.
É uma questão de pensar a experiência da pessoa usuária desde o começo da conexão com a sua marca. São benefícios bastante específicos que sua empresa conquista ao posicionar um conteúdo acessível desde o começo.
Sites acolhedores e conteúdos que integram a acessibilidade digital são mais facilmente encontrados pela sua audiência.
O resultado é o fortalecimento da sua marca, identidade empresarial e maiores chances de fechar vendas.
Com esses movimentos estratégicos, o diferencial da sua proposta comercial atinge o coração e mente do seu público
Seu marketing terá uma melhor performance, o que gera mais desempenho empreendedor.
Além desse conjunto de ganhos, negócios que priorizam a acessibilidade evitam problemas legais.
Nas próximas seções, você vai descobrir as boas práticas para alinhar uma web acessível e o SEO.
Acessibilidade digital e SEO no mobile
Muito conteúdo online é consumido via mobile. É uma experiência de acesso diferente do que usar o computador. Por isso, a acessibilidade no mobile é tão importante quanto a do computador.
Assim, o seu site deve apresentar um texto que pode ser redimensionado em até 200% no mobile. O seu conteúdo textual deve ser ajustado para as necessidades das pessoas com deficiência visual, por exemplo. A acessibilidade visual é um ponto chave imprescindível.
Dessa forma, haverá maiores chances de haver uma conversão. O contraste é outro aspecto importante na navegação via mobile. Esse recurso facilita e simplifica o uso do seu site por uma pessoa que tenha daltonismo ou baixa visão.
O Perto Plugin apresenta a ferramenta “alto contraste claro” e” alto contraste escuro” como soluções para esses desafios da navegação.
Ofereça uma navegação aprimorada para seu público
A experiência do usuário (UX) deve ser fácil para todos os perfis de pessoas.
Oferecer uma jornada fácil e inclusiva gera benefícios para variadas audiências. Uma navegação consistente é atrativa não somente para pessoas com deficiência.
As pessoas devem contar com a opção de navegar por sites com as animações travadas, por exemplo.
Quais os cuidados no caso de um conteúdo não textual?
Infográficos e imagens devem conter uma descrição presente no atributo Alt. Assim, com o atributo Alt, leitores de tela podem identificar a descrição e informar para a pessoa usuária. É importante que o atributo Alt seja bastante específico. Por exemplo: troque a descrição “imagem de um gato” por “gato siamês deitado num jardim”. O recurso “Perto Texto Alternativo” automatiza a criação de textos alternativos, gerando uma experiência digital completa.
Além disso, é pertinente oferecer legendas para áudio e vídeos. Neste aspecto, você pode transcrever o conteúdo e disponibilizar através de legendas ocultas revisadas.
Essa ação é bem mais efetiva do que esperar que a plataforma gere automaticamente suas legendas. Até porque vídeos com legendas ocultas e transcrições precisas conquistam posições de destaque no Youtube.
Esses processos de criar legendas devem ser parte integral do seu conteúdo e do desenvolvimento do marketing. Além disso, a transcrição do seu conteúdo visual e de áudio em vários idiomas aumenta o tamanho da sua audiência.
Seu conteúdo deve ter um título de página estratégico
Cada página do seu site deve apresentar um título único combinado com código HTML. Estes códigos servem para identificar o idioma do site. Leitores de tela e navegadores necessitam desses dados para comunicar o conteúdo.
Essa parte é imprescindível para pessoas que utilizam ferramentas de tradução.
Num mundo ideal, uma audiência internacional não precisa lidar com barreiras linguísticas ou tecnológicas desnecessárias.
Faça o monitoramento de acessibilidade regularmente
Integre a produção de conteúdo acessível com outras ações e processos. A acessibilidade deve ser um recurso sempre atualizado e ter um papel de destaque na sua atuação. O fluxo de informações no seu site é constante e vai ser ampliado com novos surgimentos de compartilhamento de conteúdo. O sinal de alerta precisa ser ativado! Com a acessibilidade, sua solução atinge um mercado maior. Portanto, seu conteúdo estará ao alcance de mais pessoas.
Essa diversidade de perfis de clientes vira uma excelente oportunidade de fechar vendas.
Assim, com o Perto Monitor de Acessibilidade, sua empresa recebe diagnósticos precisos sobre pontos positivos e aspectos de melhoria.
A realização de diagnósticos periódicos é de extrema importância para fazer com que seu site esteja sempre atualizado com a acessibilidade
O que a acessibilidade digital faz pelo seu site?
A nossa tecnologia entrega soluções acessíveis para seu site empresarial.
Desse modo, seu sonho empreendedor tem muito mais condições de fechar vendas e estar próximo dos corações e mentes das pessoas.
Converse com nossa equipe de vendas e conheça nossas soluções.
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