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Como instituições sem fins lucrativos podem acelerar seu marketing?


Ilustração minimalista vetorial de uma seta estilizada movendo-se para cima, composta por segmentos que representam a linha editorial, inclusão digital, engajamento nas mídias sociais e alcance comunitário, simbolizando o progresso e crescimento no marketing de organizações sem fins lucrativos.

A inclusão digital é fundamental para ativar a credibilidade de qualquer instituição. 


Esse fato também se aplica para Organizações sem fins lucrativos que promovem os direitos das pessoas com deficiência. A APAE é um bom exemplo de inclusão educacional. 


Como essas instituições podem gerar marketing de alto valor para atrair beneficiários? Acessando este artigo, você vai conhecer mais sobre:


  • Criação de linha editorial para redes sociais e blogs;

  • Porque é importante que Organizações sem fins lucrativos tenham bons critérios para definir o que vão postar? 


  • A conexão entre Organizações sem fins lucrativos e a Perto Digital.


Criação de linha editorial para redes sociais e blogs


Como uma organização sem fins lucrativos pode gerar conteúdo para blogs e redes sociais capazes de engajar a audiência e chamar a atenção do público?


Quais são as principais estratégias para apresentar o modo como o público com deficiência é atendido?


Até porque saber explicar como a instituição acolhe a diversidade é fundamental para atrair investimentos e doações.


Noutras palavras, a Organização sem fins lucrativos precisa construir uma linha editorial com temas bem definidos e explorar os ganhos e benefícios para consolidar credibilidade. 


Por isso, esse tópico vai examinar como criar a tal linha editorial e ter boas ideias para posts.


A criação de uma linha editorial exige que a equipe de marketing passe por passos bem específicos como numa jornada: 


  1. Comece pelo impacto:

Nesta fase inicial, as Organizações sem fins lucrativos respondem a questão “Qual é a transformação que acontece na vida da pessoa com deficiência que participa dos projetos da instituição?” 

Exemplo: Uma organização especializada fornece acompanhamento psicológico para pessoas com deficiência pode citar a melhora na saúde emocional do público atingido. É o principal impacto entregue pela instituição. 


  1. Desdobre a transformação em ganhos específicos:

A partir desse impacto geral, sua organização precisa responder: quais são os benefícios que as Organizações sem fins lucrativos entregam para as pessoas com deficiência? Pense em como estes ganhos podem gerar temas para assuntos de blogs e redes sociais. Exemplo: A abordagem e o tratamento psicológico podem gerar uma melhora na qualidade de vida das pessoas com deficiência que se desdobra nos benefícios:


  • Praticar a autoaceitação;

  • Ampliar a autoestima;

  • Ter o estímulo certo para desenvolver maior coragem;

  • Usufruir de uma vida mais autônoma e vencer medos;

  • Conhecer mais sobre si mesmo e conquistar mais autoconhecimento;

  • Vencer crenças limitantes e ser uma pessoa sociável e alegre;

  • Saber lidar com as próprias emoções;

  • Administrar o estresse do dia a dia;

  • Vencer o capacitismo e traumas do passado.



  1. Crie sua linha editorial a partir dos ganhos específicos:

Nesta última etapa, a equipe de marketing pode gerar conteúdo a partir dos ganhos prometidos anteriormente.


Basta alinhar o tema, post específico e benefício. É importante que o conteúdo postado na internet seja informativo. Ele precisa trazer assuntos relevantes e educar o público.


Além disso, precisa apresentar os serviços da organização de maneira bastante sutil.


Nada de apresentar a solução apressadamente ou pedir doações logo no início. 

Marketing é relacionamento e exige boas dicas e conteúdo para gerar confiança e posicionar a instituição como autoridade no assunto.    

Exemplo de posts para redes sociais ou blogs:


  • 3 dicas para ter mais autoestima;

  • Saiba o que é capacitismo (preconceito contra pessoa com deficiência);

  • Ser mais sociável pode ampliar sua qualidade de vida;

  • Como cultivar com a autoaceitação;

  • Fortalece suas emoções para administrar o estresse;

  • Descubra passatempos, preferências e gostos pessoais com o autoconhecimento;


A importância de saber o que postar


Essa estratégias com passos tão simples foi criada para:


  • A Organização ter mais clareza do impacto e dos benefícios que ela vai entregar para o público com deficiência;

  • Conseguir delimitar a transformação positiva causada na vida das pessoas;

  • Criar uma linha editorial que apresenta bons posts que combine informação, formação de opinião, relevância e os serviços entregues.


Seu marketing vai atingir muito mais usuários com tanta especificidade, simplicidade e objetividade. Vá direto ao ponto para comunicar de forma concisa, resumida e estratégica.


Sua instituição vai conseguir explicar seus serviços de forma muito mais efetiva, profissional e criteriosa, conseguindo atrair um maior número de beneficiários, doações e investimentos.


A conexão entre organizações sem fins lucrativos e inclusão digital


A Perto Digital oferece soluções capazes de melhorar a experiência digital entregue para o mercado


Sua organização sem fins lucrativos vai impactar o público fortemente combinando inclusão digital e marketing.


Por isso, essas dicas no post servem para você criar uma linha editorial bem específica e que atrai a atenção da internet. Além disso, você pode contar com a tecnologia da Perto Digital para ativar a inclusão digital na sua comunicação.


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