top of page

A inclusão digital pode potencializar os direitos das pessoas com deficiência?


Ilustração vetorial minimalista destacando a inclusão digital para pessoas com deficiência. Representa uma pessoa utilizando tecnologia assistiva para acessar digitalmente informações, simbolizando o empoderamento e a ampliação dos direitos através da tecnologia. As cores da marca complementam a mensagem de inclusão e acessibilidade.

Como sua empresa pode apoiar o protagonismo da diversidade através da inclusão digital?


As duas perguntas acima servirão de ponto de partida para desenvolver a linha de raciocínio e os argumentos do texto. Assim, você vai entender todo o potencial de um empreendimento em ampliar a qualidade de vida dos consumidores.


Inclusão digital impacta o cotidiano dos clientes de tal forma que pode ampliar os efeitos positivos entregues pela sua solução.


Dessa forma, sua empresa auxilia que os direitos das pessoas com deficiência se expanda.


Transforme seu sonho empreendedor em sinônimo de mudança social!

Venha conhecer mais detalhes da mudança social que inclusão digital pode ajudar a desencadear nas linhas abaixo:


Casos já validados de expansão de direitos


Claudia Goldin é a vencedora do prêmio Nobel da economia de 2023 e tem muitos insights para compartilhar. Ela fez uma retrospectiva muito detalhada sobre os momentos históricos em que as reivindicações por direitos das mulheres foram atendidas.


Essa pesquisa está sintetizada no artigo “Why Women Won” (Porque as mulheres venceram).


Além disso, ela cita como a opinião pública sobre esse assunto foi moldada pela pressão e constante trabalho por parte das mulheres. Apesar do artigo relatar somente o contexto norte-americano, é um caso que vale a pena ser estudado.

Temos os seguintes pontos principais:


  • Mulheres americanas conquistaram o direito de ter propriedades, redigir contratos, administrar negócios e ter educação escolar. Outro aspecto importante é o direito a manter os próprios rendimentos.

  • Aconteceram grandes avanços em se tratando dos direitos das mulheres nos locais de trabalho, educação e outros itens do cotidiano. Esta melhora aconteceu entre as décadas de 1960 e começo de 1970.

  • O movimento dos direitos civis ajudou a impulsionar as reivindicações das mulheres e facilitou a organização delas. Por isso, atender uma certa categoria específica de direitos pode fazer com que o Estado conceda outros direitos.

O que a inclusão digital pode fazer pelos direitos da pessoa com deficiência?


A inclusão digital pode ampliar o alcance e o poder de mobilização da diversidade.


Afinal, se um direito é atendido, ele pode ser um ativador que expanda demais direitos. É uma situação parecida que acontece com os direitos das mulheres e os direitos civis.


Uma loja de material escolar com um site inclusivo pode fechar mais vendas com pais de crianças com deficiência.


Afinal, o site é um ótimo meio de comunicação com o público. A simples funcionalidade de descrever imagens em textos alternativos já fornece muitas informações sobre o produto para um cliente cego.


Ainda, no exemplo da loja de material escolar, esse empreendimento estará ajudando a viabilizar o acesso à educação!


Perceba que até mesmo empresas bastante tradicionais como o nicho de venda de materiais escolares pode impactar vidas substancialmente. Logo, a oferta da inclusão digital é a possibilidade de apoiar o movimento das pessoas com deficiência. 


A tecnologia vira uma aliada da defesa por mais direitos e equidade. Da mesma forma, esse raciocínio pode ser aplicado nos outros quatro exemplos a seguir:


  1. A inclusão digital nos sites de órgãos públicos viabiliza o acesso rápido e fácil às informações indispensáveis para o cidadão. Esse cenário é indispensável para que o eleitor com deficiência escolha um candidato que mais fez pelo serviço público.

  2. Além disso, conhecer os sites dos órgãos públicos ajuda que cidadãos conheçam os próprios benefícios entregues pelos serviços públicos.

  3. O acesso online pode facilitar que candidatos com deficiência conheçam a proposta de valor da empresa. Tudo isso torna mais simples identificar se existe um alinhamento entre vagas de emprego e candidatos.

  4. Funcionalidades que combinam acessibilidade digital e marketing facilitam que consumidores com deficiência conheçam mais das soluções de startups. Assim, clientes podem avaliar benefícios, o que significa efetivar direitos do consumidor. Por outro lado, uma nova tecnologia ainda desconhecida pelo cliente pode ser melhor entendida e compreendida. Startups disruptivas podem abocanhar um mercado ainda maior e crescer de forma exponencial e sustentável.



A inclusão digital, além de gerar conexões imediatas entre sua marca e seu mercado, pode ativar um círculo virtuoso.


O movimento das pessoas com deficiência deve ter o protagonismo na reivindicação de direitos. Mesmo assim, as condições econômicas podem facilitar esse processo de mobilização. 


Sua empresa pode colaborar com uma economia mais inclusiva e um amanhã sem barreiras se adotar a inclusão digital!


Priorize a inclusão digital e ajude a construir um mundo melhor!


A inclusão digital é mais do que uma vantagem competitiva e possibilidade de conquistar mais mercado. É um avanço em termos de inovação, tecnologia e cidadania!


A oferta da Perto Digital é agregar acessibilidade digital para seu modelo de negócio.


Nossa tecnologia consiste em plugins, recursos e ferramentas que atendem as necessidades das pessoas com deficiência. Converse com nossos especialistas e equipe de vendas para conhecer mais dos ganhos oferecidos pela nossa proposta de valor.







Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page