O contraste é um dos principais recursos que fazem a diferença no design inclusivo da sua marca.
Neste conteúdo, você vai saber como o impacto visual de um contraste pode melhorar a acessibilidade comunicacional. Textos com cores específicas podem atrair mais a atenção da sua audiência, gerando uma experiência ainda mais completa. A combinação desses elementos é sinônimo de inclusão digital, porque melhora a navegabilidade e o manuseio do site.
Saiba mais sobre essa estratégia:
O que é contraste no design e como afeta a acessibilidade
As WCAG (Web Content Accessibility Guidelines/Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web) definem o que é contraste. De acordo com a conceituação mais específica do documento “contraste não textual” da WCAG, ele apresenta as características:
São informações visuais imprescindíveis para identificar componentes na interface (tela). Podem ser partes de objetos gráficos necessárias para compreender um conteúdo;
A informação visual tem uma cor adjacente: uma coloração adjacente a um componente. Por exemplo: se for um ícone for azul num fundo branco, a cor adjacente é o fundo branco;
Essas diferenças entre colorações acabam tornando o componente mais perceptível, operável, manuseável, compreensível, robusto e conforme com a WCAG 2.1;
Um bom contraste tem cores suficientemente intensas para serem notadas pela usuária e pelo usuário. Todas as pessoas podem experimentar uma boa experiência visual.
Logo, o contraste é mais do que um aspecto visual considerável ou algum elemento artístico. A diferenciação entre cores, brilho e tamanho em site afetam a percepção.
Com o design bem alinhado com as necessidades do seu público, seu site pode fornecer uma navegação mais intuitiva. Pessoas com baixa visão ou daltonismo podem ser imensamente beneficiadas por um bom contraste. A intensidade das cores certas pode facilitar a legibilidade e otimizar a navegação.
Mostre seu site com o design certo e conquiste mercado
O design e o contraste facilitam a navegação e o manuseio para o público com deficiência e vão além disso.
O uso correto desses itens melhora a experiência de qualquer pessoa que interage com seu site. Os benefícios para o público em geral são:
facilita a leitura;
reduz a fadiga ocular;
apresenta uma interface mais clara e compreensível;
poupa o tempo das pessoas, porque elas terão uma compreensão mais ágil;
posiciona sua proposta de valor de uma maneira mais simples e intuitiva.
O correto uso das cores, tamanho e brilho cria uma forte conexão com sua a persona. A própria apresentação da sua solução empresarial consegue ser ainda mais marcante e poderosa. Uma melhor performance é o resultado de um site com cores mais harmônicas.
Um contraste intenso demais ou fraco demais pode prejudicar a navegação de uma pessoa com deficiência no seu site. Seu cliente, por exemplo, pode não conseguir encontrar a funcionalidade certa para efetuar uma compra porque a coloração dela embaralha a vista. Até um simples texto do seu blog pode afugentar o usuário porque o contraste provoca estresse ocular.
Como saber qual é o contraste certo?
Para determinar o contraste certo no design para a acessibilidade digital, você pode seguir diretrizes específicas e considerar as seguintes dicas:
Verifique as diretrizes de acessibilidade: As diretrizes WCAG 2.1, por exemplo, recomendam um contraste mínimo de 4.5:1 para texto normal e 3:1 para texto grande contra o fundo. Para texto e imagens essenciais, um contraste de 7:1 é recomendado.
Utilize cores contrastantes: Cores com diferenças perceptíveis em termos de brilho e matiz geralmente fornecem um bom contraste. Evite combinações de cores que sejam difíceis de distinguir, como vermelho sobre verde ou azul sobre preto.
Considere diferentes condições de iluminação: As condições de iluminação variam, então o contraste deve ser legível tanto em ambientes bem iluminados quanto em situações de baixa luminosidade.
Preste atenção ao tamanho do texto: Textos menores podem exigir um contraste maior para serem legíveis. Certifique-se de que o contraste seja adequado mesmo quando o tamanho do texto for reduzido.
Use a tecnologia a seu favor: O Perto Plugin é uma solução para que o seu público-alvo ajuste o conteúdo do seu site. Assim, sua audiência consegue alterar o tamanho da fonte, ajustar cores, modificar contrastes e a disposição dos elementos visuais. Um design acessível e que acolhe a persona independentemente das habilidades visuais.
Kommentare