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Por que a sua marca precisa agregar áudio nos conteúdos?



Na imagem, há uma ilustração estilizada de duas pessoas usando telefones celulares. À esquerda, uma mulher está sorrindo e olhando para o seu telefone, e há uma bolha de diálogo com um ícone de mensagem de áudio vindo do telefone. À direita, um homem está sentado e também olhando para o seu telefone, com uma bolha de diálogo similar indicando que ele está ouvindo uma mensagem de áudio. Entre eles, há uma grande representação estilizada de uma onda sonora com um botão de play, sugerindo que o foco da ilustração é a comunicação por mensagens de voz. O fundo tem formas geométricas, plantas estilizadas e uma paleta de cores suaves.

Este artigo explora a evolução do marketing nos tempos recentes e a importância de integrar acessibilidade nas estratégias de comunicação.


Produtos, serviços e inovações tecnológicas que priorizam as necessidades humanas são componentes vitais para o sucesso das marcas.


Adotar estratégias de marketing de conteúdo que se ajustam às necessidades de indivíduos com deficiência auditiva é um exemplo prático dessa abordagem centrada no ser humano, demonstrando respeito e valorização dos usuários.


A história das tendências recentes em marketing


Logo na parte da introdução da parte 1 do livro Marketing 5.0 escritos pelos estudiosos Phiilip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, são apresentados algumas etapas importantes para entender a história do marketing recente:


  1. O marketing 3.0 é caracterizado amplamente por modelos de negócios inovadores que querem entregar uma boa solução para o mercado e buscar uma diferenciação. Assim, esses produtos e serviços resolvem algum problema social e/ou ambiental. A lógica de se conectar com o consumidor através de valores. Assim, esse tipo de marketing enfatiza muito a realização espiritual do cliente.

  2. O marketing 4.0: É o marketing que se baseia nos canais virtuais. Mesmo assim, não se restringe apenas ao universo online. Afinal, a internet é apenas um meio para comunicar valores empresariais e soluções. Como existe o fosso que separa pessoas com acesso digital e pessoas sem, o marketing 4.0 apresenta um aspecto “onicacal”, pois está presente tanto no offline como no online. Tal conceito foi extraído da indústria 4.0, cuja principal característica é a mescla entre sistemas físicos e digitais. Com a pandemia e o isolamento, a aceleração na direção do online foi bastante estimulada. 


  1. Marketing 5.0: é o momento atual vivenciado pelo marketing. Já é o momento das empresas e negócios usarem a tecnologia a serviço de processos, táticas e estratégias de um marketing mais eficaz. Toda essa inovação precisa transformar radicalmente a relação entre empresa e consumidor, agregando efetividade em soluções que promovam o bem-estar humano.


Logo, o marketing 5.0 está baseado nesses aspectos centrais:


  • centralidade na criatividade humana;

  • empoderamento tecnológico do usuário;

  • se consolida num ambiente com diferentes grupos etários (baby boomers, geração X, Y e Z). Essas últimas, em geral, têm maiores habilidades digitais;

  • está presente num tempo em que o abismo digital se torna um problema de grande relevância. Isso acaba gerando polarização no mercado e desafios para democratizar a riqueza gerada.


Como as empresas podem utilizar as tecnologias para gerar uma conexão genuína com os clientes e promover o bem-estar social?


Essas questões são levantadas pela obra do marketing 5.0 e merecem respostas empresariais urgentes!


Seu marketing precisa incorporar áudio para acessibilidade


O conteúdo capaz de ser transformado em áudio para garantir a inclusão digital da diversidade pode garantir que mais pessoas usufruam os benefícios do progresso tecnológico.


Um blog com conteúdo em áudio especificamente para atender pessoas com deficiência auditiva tem uma enorme vantagem competitiva. 


Consegue conquistar maior credibilidade, realizar avanços significativos no mercado, assim como pode apresentar informações para um maior número de usuários, graças aos recursos de acessibilidade.


Agora, os negócios precisam pensar além do lucro, desempenho ou performance!


Por mais que agregar tecnologias que trazem inovações na acessibilidade são vantagens competitivas, essas inovações afetam indiretamente as pessoas com deficiência auditiva. É um impacto social muito potente!


Afinal, colocar o usuário no centro da comunicação e do marketing é o caminho ideal para você servir o cliente e resolver a dor deles com suas soluções.


Sejamos francos: o consumo tem uma dimensão social, porque produtos e serviços agregam qualidade de vida e solucionam problemas!


Só que a compra só acontece se a persona confia no modelo de negócios! Por isso, um bom conteúdo que esclarece, explica a relevância do produto/serviço e quebra as objeções dos clientes faz parte de um mercado maduro e eficiente.


Por tantos motivos expostos, é primordial que o marketing esteja pronto para atingir o coração de muitos tipos de públicos e promover a inclusão digital.   


Transforme o marketing da sua empresa e traga acessibilidade digital


A Perto Digital oferece soluções capazes de melhorar a experiência digital que você entrega para o mercado.


Transforme qualquer conteúdo digital da sua empresa em áudio. Com o Perto Texto em Fala, você tem qualquer documento, texto ou apresentação na versão áudio. Deixando qualquer material comercial ou conteúdo interno acessível.


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