top of page

A importância da inclusão digital para pessoas idosas com deficiência


Silhueta de uma pessoa idosa com deficiência usando um computador ou tablet, representando a inclusão digital e seu impacto positivo na vida dessas pessoas.

A inclusão digital e sites que priorizam a acessibilidade podem ampliar a qualidade de vida de vários tipos de audiências. 

A experiência de ser um adulto com deficiência que está em processo de envelhecimento é bastante específica. Esse contexto demanda modelos de negócios que saibam lidar com essa fatia populacional. Afinal, a tecnologia e a comunicação certeira podem facilitar a conexão entre tal público e sua proposta de valor.


Sua persona não precisa ser somente pessoas idosas com deficiência. Mesmo assim, seu empreendimento precisa saber dialogar com esse perfil!

Neste texto, você vai entender como sua solução comercial pode impactar a vida dessa população e promover a inclusão digital.


Sites acessíveis e inclusivos podem transformar radicalmente suas conexões com o mercado.


A inclusão digital e o pertencimento das pessoas idosas com deficiência


Imagine um restaurante que investe pesado em marketing para o universo online. Por isso, ele criou um site bastante atraente e chamativo. Assim, tal site é acessado por variados tipos de clientes. Essas páginas web podem fornecer uma boa inclusão digital?


As funcionalidades são suficientemente intuitivas, perceptíveis e operáveis? O modelo de negócios é acolhedor e receptivo a diferentes tipos de uso?


Quais são as vantagens de uma internet acessível e inclusiva? Antes de responder estas perguntas, cabem algumas reflexões sobre as pessoas com deficiência.


As várias etapa da vida humana


O avanço da medicina permitiu um aumento na expectativa de vida das pessoas.


Esse acréscimo em anos na vida das pessoas pode vir acompanhado da perda de autonomia e independência. Desse modo, muitas pessoas acabam adquirindo deficiências nesse percurso da vida.


Por outro lado, há jovens com deficiências que adquirem um maior número de comorbidades em idades avançadas. Esses casos demandam cuidados específicos.


A própria Lei Complementar Nº 142, de 8 de maio de 2013, cita que cada situação exige uma atenção própria. Tal Lei define o tempo de contribuição, idade e sexo para acessar a aposentadoria através do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).


Um fator que pesa muito na garantia da aposentadoria é a gravidade da deficiência.


Afinal, casos mais graves merecem um tratamento de acordo com as necessidades de cada pessoa. É zelar pela equidade! A Lei assegura a concessão de aposentadoria pelo RGPS segundo as condições:


  • aos 25 anos de tempo de contribuição para o homem com deficiência grave;

  • aos 20 anos de tempo de contribuição para a mulher com deficiência grave;

  • aos 29 anos de tempo de contribuição para o homem com deficiência moderada;

  • aos 24 anos de tempo de contribuição para a mulher com deficiência moderada;

  • aos 33 anos de contribuição para homem com deficiência leve;

  • aos 28 anos de contribuição para mulher com deficiência leve.



Existe mais uma particularidade. O homem pode acessar a aposentadoria com 60  anos de idade, independentemente do grau de deficiência se tiver cumprido um tempo de contribuição de 15 anos.


Ele deve apresentar que esteve com deficiência esse tempo todo de contribuição. Já para a mulher, a situação muda só de faixa etária. Ela precisa ter 55 anos de idade.


A própria Lei reconhece que o caminho do envelhecimento é diferenciado para pessoas com deficiência.


Então, a idade avançada traz novas dificuldades para a pessoa com deficiência por conta da soma de comorbidades. Como seu site pode promover o acesso e a inclusão digital nesses contextos?


Será que o somatório de comorbidades, sequelas e desafios da idade é um impeditivo para acessar sites?


Como a inclusão digital impacta essa fatia da população?


Com os recursos certos, o acesso ao seu site estará nas mãos do seu mercado! Não importa a situação ou a soma de problemas enfrentados na idade avançada. Seu empreendimento conseguirá:


  • mais clientes;

  • maior credibilidade;

  • performance econômica;

  • um posicionamento melhor nas redes sociais e nos motores de busca;

  • o carinho, a atenção e a admiração dos consumidores;

  • uma relevância virtual ampliada.


Agora, como seu negócio pode gerar inclusão no mundo digital?


Posicione seu negócio mais próximo da acessibilidade!


A proposta de valor da Perto Digital realiza conexões poderosas entre empreendimentos e pessoas com deficiência. 


Quando nossa tecnologia é instalada no seu site, a experiência de navegar pelas suas páginas fica mais fácil e prática. São plugins que adaptam o site para cada deficiência, oferecendo um manuseio bem personalizado. Transforme a relação com seus clientes. 


Converse com nossa equipe e conheça nossos diferenciais competitivos.


Comentarii


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page