Novos tempos pedem conexão, acessibilidade e negócios que priorizam o atendimento a todos os perfis de pessoas usuárias.
Aliás, a experiência do usuário e a acessibilidade são aspectos intrinsecamente relacionados. Em se tratando de comércio eletrônico, o assunto não é diferente.
A tecnologia serve para inúmeros aspectos de um negócio. Aumente suas vendas do e-commerce com estratégia e inteligência de negócios!
Dessa forma, contar com ferramentas acessíveis possibilita que seu e-commerce tenha uma melhor performance econômica.
A vantagem agregada nesse cenário é a expansão da sua base de clientes e fidelização.
Afinal, e-commerces sem aspectos positivos como rápido carregamento e boa descrição das imagens acabam afastando o público.
Assim, o propósito desse texto é explicar algumas boas estratégias para seu e-commerce decolar!
Aumente suas vendas do e-commerce: O que é a acessibilidade no contexto de comércio eletrônico?
Contar com recursos acessíveis é um atrativo para a sua marca empresarial.
Além de ser um diferencial competitivo, e-commerces que entregam experiências acessíveis cumprem uma relevante questão ética.
Garantir a inclusão é uma pauta pública e de interesse coletivo.
Em se tratando de termos técnicos, a acessibilidade é algo fácil de usar, alcançar, abordar, entrar, falar ou entender. Um dos principais atributos da acessibilidade é a universalidade.
Dessa forma, um recurso acessível pode ser usado por todos os perfis de pessoas.
Nessa linha de pensamento, um e-commerce acessível é um site que oferece um uso universalizado.
Esse tipo de experiência permite que uma diversidade de audiência possa pesquisar, escolher produtos e comprar.
Com isso, os clientes podem usar e navegar com maior conforto, liberdade e segurança. Em resumo, a acessibilidade em e-commerce significa uso simples e prático.
Além disso, o Brasil conta com um total de 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Esse indicativo foi apresentado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.
Logo, só o mercado nacional já poderia render um lucro fabuloso para o seu negócio.
A tecnologia permite que pessoas usuárias de variadas deficiências possam utilizar das suas soluções oferecidas pelo seu negócio.
Uma jornada de compra objetiva pode agilizar a compra, o que elimina barreiras entre sua loja virtual e o mercado. Esse caminho facilitado melhora muito na experiência das pessoas.
Além do mais, a acessibilidade pode reforçar sua presença digital.
Sua marca estará melhor posicionada nos motores de busca, o que contribui para atrair mais clientes.
O que pode ser uma barreira de acessibilidade no seu e-commerce?
As pessoas com deficiência enfrentam barreiras específicas. Em virtude disso, a acessibilidade tem diferentes dimensões.
Em se tratando de um e-commerce, tais sites podem apresentar obstáculos e entraves para um livre acesso e uso.
Um exemplo disso seria a ausência de descrições adequadas de produtos.
Esse atributo negativo atrapalha a experiência de pessoas usuárias com deficiência visual. Esse fato inclui texto alternativo de imagens e descrição dos produtos.
O time empreendedor do e-commerce precisa ter sensibilidade para se colocar no lugar do cliente.
Um texto alternativo que descreve um produto como “camiseta nas cores vermelho, azul e branco” é mais fácil de entender, por exemplo.
Botões e links podem dificultar a navegação se não forem facilmente clicáveis e identificáveis para pessoas usuárias com deficiência motora.
Da mesma forma, formulários complicados e longos podem afugentar pessoas usuárias com deficiência cognitiva.
Vídeos que não contam com a acessibilidade podem ser um entrave para a experiência do seu público. A falta de legendas e descrição faz com que vídeos não sejam consumidos pela audiência.
A tradução de conteúdo textual em Libras também agrega muito valor.
Ative a acessibilidade no seu e-commerce e fature mais!
Há práticas específicas para que sua loja virtual seja mais atrativa para variados perfis de clientes.
Cada recurso acessível agregado no seu modelo de negócios acelera a aceitação das suas soluções. O mercado como um todo ganha e os clientes se apaixonam pela sua marca.
Práticas recomendadas para ativar a acessibilidade podem ser:
incluir descrições detalhadas dos seus produtos e títulos bem explicativos. A estruturação de páginas é outro elemento importante. Assim, você garante que seu site seja compatível com leitores de tela.
facilite a navegação oferecendo um design responsivo e menus de navegação simples. Dessa forma, seu cliente pode se sentir mais à vontade para acessar seu conteúdo em dispositivo móvel, por exemplo.
agregue opções de contraste. Isso garante que elementos visuais e textos sejam distinguíveis. Os recursos de alto contraste claro e alto contraste baixo do Perto Plugin possibilita que seu site ofereça essa experiência positiva.
apresente variadas maneiras de interação. Ofereça a possibilidade da pessoa usuária navegar e interagir usando teclado, touchscreen ou mouse. Essa variabilidade de usos contempla diferentes necessidades e condições.
teste com periodicidade. A realização de testes de usabilidade permite corrigir possíveis problemas com seu site. Com esses testes, você melhora constantemente a jornada digital para diferentes perfis de usuários.
Nós oferecemos uma solução que analisa e monitora continuamente seu site. Assim, seu site consegue sempre estar em conformidade com as diretrizes de acessibilidade digital vigentes. O Perto Monitor de acessibilidade identifica problemas de acessibilidade e fornece recomendações detalhadas para corrigir esses entraves. Fora isso, a solução monitora em tempo real qualquer alteração que afete a acessibilidade.
Entenda seu mercado e ofereça acessibilidade para todos os perfis
Um e-commerce acessível beneficia todos os públicos, não somente as pessoas com deficiência.
Botões bem espaçados e grandes podem ser mais fáceis de clicar em dispositivos móveis, por exemplo.
Já legendas em vídeos atende as necessidades comunicacionais de quem quer assistir o conteúdo em um lugar barulhento.
Enfim: oferecer acessibilidade digital é um gesto de acolhimento das diferenças e celebração da diversidade humana.
Cada perfil de pessoa demanda uma experiência digital sob medida para se conectar genuinamente com uma marca empresarial. Entender de inclusão é compreender o coração dos consumidores.
Conte com a nossa proposta de valor para se aproximar do mercado
Investir em acessibilidade é uma escolha estratégica para um e-commerce. Um negócio online agrega valor na experiência da pessoa usuária.
Além disso, seu negócio pode fechar mais vendas e estar associado com uma imagem positiva. A inclusão é imprescindível para ambos, consumidor e cliente. Seu negócio pode inovar e se diferenciar no mercado.
Nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de recursos para que seu empreendimento seja acessível no ambiente digital. Com nossas ferramentas, seu sonho empreendedor terá um alcance muito maior.
Converse com nosso time de vendas e seja parte da transformação digital.
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