top of page

A conexão entre ODS 8 e inclusão digital


Ilustração minimalista vetorial mostrando a interconexão entre uma engrenagem e um ícone de globo digital. A engrenagem representa o ODS 8 e o ícone representa a inclusão digital. Ambos são elementos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável.

No ano de 2015, foi apresentada a Agenda 2030 pela ONU. O propósito é reunir esforços de diversos stakeholders para executar ações efetivas contra problemas sociais.


Ela, a Agenda 2030, trata de 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis). Cada objetivo traz um tema específico. O texto de hoje vai apresentar os tópicos:



  • A importância de integrar a inclusão digital e o ODS 8 através da tecnologia.


Trabalho decente, crescimento e inovação


A Agenda 2030 promove um esforço coletivo para reunir países, instituições, sociedade civil e empresas. Ela apresenta ODS com o objetivo assegurar:


  • os direitos humanos;  

  • a eliminação da pobreza e a desigualdade;

  •  a igualdade de gênero;

  • empoderamento de mulheres;

  • mitigação da crise climática. 

O ODS 8 é voltado para o crescimento econômico sustentável e inclusivo.  

Ele também diz respeito à geração de emprego pleno e trabalho decente para todas as pessoas. Assim, o ecossistema de inovação, as iniciativas empreendedoras, um mercado que pratica preços justos e o uso intensivo de tecnologias:


  • incorporam o papel de propulsor de inovações;

  • geram bons empregos;

  • cocriam soluções para as dores das pessoas e elevam a qualidade de vida;

  • engajam diversos atores como governos, fornecedores, colaboradores e consumidores. 


O acesso a trabalho digno só acontece quando as empresas colaboram em ecossistemas ativos.

Esse contexto exige compartilhamento de redes de contatos, interação com consumidores, fornecedores, investidores e stakeholders. A economia gira, alinhando diversos negócios em um mesmo propósito.


Além disso, empreendimentos com impactos sociais que incorporam o ODS 8 já atingem uma maior credibilidade e atraem mais consumidores. 


Dois exemplos ajudam a entender melhor o ODS 8.


Uma construtora que emprega mão de obra de uma comunidade socialmente vulnerável está executando negócios alinhados com o ODS 8. 


Um software que agiliza processos da área de RH e automatiza aspectos da rotina das equipes está agregando eficiência. Os resultados são mais contratações e conexões entre pessoas e trabalho.  

 

A inclusão digital faz parte do ODS 8, porque:


  • o desenvolvimento de habilidades digitais é requisito básico para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho. Esse fato exige sistemas web mais acolhedores para pessoas com deficiência;

  • ter acesso a informação online ajuda na formação de opinião cidadã;

  • interfaces digitais fáceis e intuitivas promovem a conexão entre empresas contratantes e candidatos com deficiência;

  •  sites com recursos de acessibilidade digital permitem que qualquer cliente compre, o que estimula a performance empresarial.


O ecossistema, o ODS 8 e a inclusão digital fazem parte de uma mesma equação que resulta na prosperidade compartilhada.


Algumas metas específicas da ODS 8  e a inclusão digital


A ODS 8 apresenta metas específicas para facilitar a execução de planos que visam o pleno emprego e trabalho decente. Abaixo, o texto cita 4 delas entre aspas:


“8.2 Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra”;


“8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor”;


“8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação”;


“8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários;”


Todas estas estratégias perpassam a  questão da inclusão digital.  


A importância de integrar a inclusão digital e o ODS 8 através da tecnologia


A Perto Digital oferece soluções para adequar a comunicação da sua empresa às deficiências do seu usuário. 


Dessa forma, um espaço online mais inclusivo facilita a busca por informações sobre a sua empresa. Esse detalhe tende a atrair mais leads e potenciais clientes.


As nossas soluções simplificam a vida das pessoas com deficiência que precisam de tecnologia específica para consumir conteúdo ou produtos e serviços.


Clique aqui e conheça as soluções da Perto Digital.


Opmerkingen


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page