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A conexão entre inovação de marca e inclusão digital que potencializa seu negócio


Esta imagem é uma ilustração colorida que representa uma cena de trabalho colaborativo e inovação. No centro, há uma grande lâmpada incandescente verde que simboliza uma ideia. Em torno dela, quatro pessoas caricatas trabalham em diferentes tarefas relacionadas à tecnologia e criatividade.  À esquerda, um homem sentado em uma cadeira opera um computador, cuja tela mostra um design geométrico. Acima dele, outro homem, em pé, segura várias folhas de papel e parece estar analisando seu conteúdo. Essa figura tem uma fala representada por uma nuvem de diálogo que contém uma imagem estilizada de um planeta com anéis, sugerindo talvez o tema do seu trabalho ou interesse.  À direita da lâmpada, um homem em pé segura uma prancheta e parece estar tomando notas. Acima dele, há uma nuvem de diálogo com linhas de código de computador, indicando que ele pode estar envolvido em programação ou análise de dados. Ele está ao lado de uma engrenagem grande, que pode simbolizar o trabalho mecânico ou o processo de engenharia.  A imagem é dominada por tons de verde e azul e é enquadrida por linhas curvas e pontos que lembram conexões


O modo como você representa produtos e serviços por si só já é uma inovação.

Uma marca diz muito sobre seu sonho empreendedor.


Alinhar a inclusão digital e maneiras diferenciadas de comunicar sua marca amplia sua performance empresarial. Por isso, você vai conhecer como esses dois elementos, inclusão digital e inovação de marca, agregam na percepção de valor.


Inicialmente, o conceito de inovação de marca será definido com exemplos.

Após essa seção do texto, você vai conhecer porque a inclusão digital pode ampliar o desempenho desse tipo de inovação.


O maior propósito em apresentar esses insights é inspirar você a agregar mudanças no seu modelo de negócios. 


Essa troca é imprescindível  para que empreendimentos tenham maiores resultados. Confira nossas dicas no texto e aplique essas ideias na sua empresa.


O que é inovação de marca?


O livro “Os Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” fornece respostas para essa questão. Os autores Larry Keekey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters trazem farta fundamentação científica.


Em linhas gerais, a inovação de marca:


  • ajudam clientes a reconhecer, lembrar e optar pelo seu produto e/ou serviço;

  • comunicam sua promessa de forma mais persuasiva;

  • transmitem uma identidade distinta. 



Desse jeito, você fortalece seu relacionamento com o mercado e lida melhor com os concorrentes.


Uma inovação de marca é uma estratégia implementada em vários pontos de contato entre empresa e cliente. Esses pontos podem ser propaganda, comunicação, ambientes de canal, interação de atendimento, conduta de times e parceiros de negócios.


Boas práticas dessa estratégia incluem transformar commodities em produtos premiados e com significado especial. 


Essa atitude agrega intenção e valor aos produtos, serviços e à organização.

Assim, uma inovação desse tipo engloba extensões que oferecem um novo produto ou serviço dentro de uma marca já existente.  


Dito de outra forma, uma empresa pode expressar uma grande ideia ou conjunto de valores, o que atrai o mercado.


É uma comunicação mais específica e direcionada para atingir o coração da clientela. Para tanto, essa estratégia requer consistência e transparência. 

Ela exige que a marca seja distinta e diferenciada da concorrência já na concepção e na expressão.


É essencial que a marca seja relevante para a vida das pessoas.

As questões a seguir ajudam você a encontrar oportunidades para agregar esse tipo de inovação:


  1. Seu empreendimento tem uma identidade significativamente distinta quando comparada com a concorrência?

  2. Sua marca é usada por outros parceiros de negócios, clientes, fornecedores e concorrentes?

  3. Seus clientes integram uma comunidade ou movimento único que gira em torno da marca?

  4. Sua empresa ampliou uma determinada marca para um conjunto de diversos negócios?

  5. Sua marca é usada para promover a conectividade e a integração entre produtos e serviços?


O livro traz um exemplo bem específico. O Trader Joe’s é uma cadeia de supermercado que usa poucas marcas nacionais. Essa cadeia cria marcas próprias para cortar intermediários.


Desse jeito, procura fornecedores diretos que forneçam bebidas, alimentos e utilidades domésticas.


É uma forma bem diferenciada de identificar pontos de contato entre a marca e os clientes. Essas práticas agregam significância para a empresa.


Como a inclusão digital impulsiona a inovação de marca?


Se sua empresa tiver pontos de contato com sua clientela bastante significativos, a inclusão digital pode ampliar essa relevância.

Imagine que seu blog seja acessível e acolhedor para as pessoas com deficiência.


Essa experiência digital prática e inclusiva irá beneficiar muitas audiências, até mesmo pessoas sem deficiência.


Dessa maneira, você fornece informações sobre seus produtos, serviços e promessa de valor com um bom conteúdo. Esse fato contribui para a sua marca ser diferenciada e comunicar valores e forte senso de propósito.


Muitas pessoas sendo impactadas por sua marca podem até mesmo consolidar uma comunidade de fãs apaixonados.


Essa diferenciação mercadológica gera ainda mais força para seus pontos de conexão. Além disso, a inclusão em sites colabora para:


  • aumentar suas vendas;

  • agregar credibilidade;

  • consolidar uma posição de destaque no mercado.


O que a web inclusiva pode fazer pelo seu negócio?


A Perto Digital é uma startup que oferece recursos e soluções para agregar acessibilidade digital no seu negócio. Oferecemos diversas ferramentas para que a jornada digital do seu cliente seja mais acessível possível.


Nossa proposta de valor atende uma variedade de condições e necessidades de pessoas com deficiência.


Opte pela web inclusiva. Converse com nossa equipe e conheça nossos diferenciais.


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