top of page

7 dicas para sua empresa se tornar mais competitiva e inclusiva


Imagem minimalista em estilo vetorizado para blog, mostrando sete ícones abstratos que simbolizam dicas para negócios, como inovação e parcerias, em um layout limpo usando as cores azul, dois tons de verde, branco e preto.

Uma empresa competitiva e inclusiva consegue conectar lucro e acessibilidade.

Não é uma tarefa fácil! Só as adaptações, as ferramentas, os processos e as inovações certas podem alinhar sua empresa e a diversidade.


Um negócio que oferece um ambiente inclusivo e acessível promove a equidade, assim estimula a performance financeira.


Além disso, times de colaboradores se sentem mais incluídos, fortalecidos e engajados. Grupos minoritários são bastante beneficiados, assim como pessoas com deficiência.


Barreiras são quebradas! O propósito deste texto é apresentar as 7 dicas para você consolidar um ambiente empresarial que combine inclusão e inovação.


Posteriormente, você confere os ganhos de incluir pessoas com deficiência no universo corporativo.


Como sua organização pode se tornar mais competitiva e inclusiva?


Essa tarefa envolve um compromisso de longo prazo assumido por toda a equipe e a liderança. Todas as pessoas devem apoiar essa missão!


A cultura organizacional deve celebrar a diversidade, assim como treinar equipes, implementar políticas específicas para a inclusão. Oportunidades devem ser ofertadas para estimular o comprometimento e o crescimento de todas as pessoas envolvidas.


Em termos mais específicos, as dicas são:


1. Combate à descriminação e ao assédio: 


Medidas devem ser tomadas para lidar com o assédio e descriminação no local de trabalho. Isso exige reflexões aprofundadas sobre o comportamento dos times, liderança e pessoas colaboradoras.

Uma política de tolerância zero para comportamentos desrespeitosos deve garantir que todas as pessoas se sintam amparadas e respeitadas.  


2. Invista em relacionamentos e apoio:


Ambientes de trabalho devem ser acolhedores para pessoas que querem expressar preocupações e aflições. Esse tipo de solidariedade é imprescindível para gerar confiança, colaboração e respeito. 

Grupos de afinidades ou comitês de diversidade são ótimas alternativas para promover a representatividade e a visibilidade. Celebre as diferenças! 



3. Quebre padrões mentais e preconceitos:


Profissionais devem evitar julgamentos baseados em características como raça, origem étnica, gênero, deficiência ou idade. Igualdade e respeito sempre serão boas políticas. 


4. Ofereça instalações e tecnologias acessíveis:


As estruturas e as tecnologias do seu empreendimento devem ser acessíveis para todas as pessoas. Inclua talentos independentemente da condição deles! Há muitas soluções em jornadas digitais que simplificam o uso e manuseio do seu site para pessoas com diferentes deficiências.


5.  Jornada de trabalho flexível

Horários flexíveis, trabalho em meio período ou remoto podem agregar muita qualidade de vida. Essa estratégia atende às diferentes necessidades dos colaboradores.


6. Combine talentos


Um ambiente livre de preconceitos, acolhedor e que oferece tecnologias assistivas tem o poder de reunir talentos diversificados. Essa combinação de experiências e know-how gera muita inovação e capacidade de entrega. Investimento em pessoas, muita colaboração e boas ideias executadas transformam sua performance.


7. Crie uma cultura inclusiva


Uma cultura empresarial é, por si só, um diferencial competitivo. Uma organização aberta à diversidade é um potente estímulo para novas ideias e novos projetos. Esse contexto faz com que sua empresa se torne mais competitiva e inclusiva. 


Quais os benefícios de acolher pessoas com deficiência?


Colocar essas dicas em ação envolve identificar e remover barreiras à participação das pessoas colaboradoras.


Uma boa dose de empatia e busca pelo bem comum são aspectos fundamentais nesse processo. Uma empresa acolhedora e inclusiva é um ambiente mais atrativo para talentos com experiências e experiências bem específicas.


Só a questão da inclusão de pessoas com deficiência já gera inúmeros ganhos.


Ferramentas de acessibilidade digital podem facilitar o manuseio e a  navegação pelas pessoas com deficiência nos sites. 


Sendo assim, elas podem executar um trabalho otimizado graças às tecnologias assistivas. Essa possibilidade de facilitar a interação digital potencializa resultados.


Além do mais, a acessibilidade web serve para atrair mais clientes e a atenção do mercado. A inclusão digital consegue ser boa para a clientela, equipes internas e a empresa como um todo. Por isso, empresas inclusivas tendem a ser mais competitivas e se destacar.


Outros benefícios podem ser citados:

  • maior produtividade ativada graças à diversidade de talentos;

  • melhor clima organizacional;

  • ampliação da reputação da marca.


Desbloqueie o potencial inovador do seu sonho empreendedor!


Você pode oferecer um ambiente corporativo mais inclusivo usando ferramentas de acessibilidade digital.


A Perto Digital oferece inúmeras soluções para que seu site seja mais inclusivo e fácil de manusear e navegar. A internet precisa ser um recurso que valoriza e celebra as diferenças e as várias condições humanas.


Converse com nossa equipe de especialistas e agregue esse diferencial competitivo no seu modelo de negócios.


Σχόλια


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page