Como alcançar o coração e a mente do seu público com um marketing inclusivo?
Qual é o diferencial competitivo de agregar acessibilidade no seu marketing? Uma comunicação precisa entregar informações, transmitir experiências, inspirar e entreter!
Desse jeito, seu modelo de negócio ganha a confiança do mercado, conquista uma reputação positiva, inova e inspira!
Portanto, sua mensagem deve conter um forte componente emocional, já que a emoção vence a lógica. Por isso mesmo, sua ideia apresentada precisa fazer com que as demais pessoas tomem uma decisão.
Sua audiência precisa estar motivada a fechar vendas com você, por exemplo!
Afinal, uma ideia até pode ser boa… Só que pode ser apresentada de uma maneira sem efetividade e emoções, o que não motiva as pessoas a agir.
Um bom marketing persuasivo e potente pode apresentar uma boa história para chamar a atenção. O storytelling é a arte de contar histórias e apresentar sua solução mercadológica e impactante para o mundo.
Logo, você pode agregar o storytelling no núcleo da sua comunicação para gerar boas e genuínas conexões com o mercado.
O livro “Storytelling - aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança” oferece insights. Neste texto, você aprenderá sobre as características de um bom storytelling e como “encaixá-lo” na comunicação com um exemplo.
Na verdade, o livro traz 4 questões básicas para você refletir a respeito da efetividade da mensagem. A quinta questão é trazida pela própria equipe da Startup Perto Digital como um complemento.
As características e atributos de um bom storytelling
O storytelling tem características bem específicas e marcantes. A narrativa precisa capturar a imaginação do público.
A pessoa precisa narrar a história com inspiração para comunicar sentimentos.
Até porque a paixão revitaliza marcas e conexões entre solução mercadológica e público. O marketing está muito associado a valores. O que você quer que seu cliente saiba a seu respeito?
O que sua marca representa para o dia a dia dos seus clientes? Apesar do caráter altamente filosófico das perguntas anteriores, o contador de histórias já começa a ter breves insights sobre comunicação.
Um exemplo prático de marketing inclusivo e storytelling
A Startup Perto Digital não vende apenas recursos de acessibilidade. Tais funcionalidades são apenas um meio para se atingir um fim.
Esta finalidade é a construção de um mundo mais equitativo e acessível.
Portanto, o modo como você analisa e percebe os benefícios da sua própria proposta de valor fornece alguns direcionamentos.
Você monta seu próprio storytelling com essas peças bem encaixadas e direções.
Há 4 perguntas que você pode responder para si mesmo, fomentar reflexões e encaixar o storytelling no seu marketing. É um roteiro passo a passo para gerar uma resposta emocional e criar uma mensagem profundamente impactante.
O próprio livro citado na nossa introdução oferece essas questões.
O exemplo usado será a própria Perto Digital:
Por que você iniciou sua empresa? - A Perto Digital é um modelo B2B que foi iniciado para garantir que demais empresas oferecessem acessibilidade digital.
O que você faz na sua empresa? - Nós oferecemos um conjunto de plugins e recursos específicos para agregar acessibilidade em sites e documentos eletrônicos. Além disso, nossas funcionalidades permitem transformar áudio em texto e texto em áudio. Nossos processos priorizam o atendimento de pessoas com qualquer deficiência.
Pelo o que você é apaixonado? - Somos um time apaixonado pela ideia e propósito de alinhar esforços e construir um amanhã mais acessível com a tecnologia.
O que alegra seu coração? - Um exemplo demonstra nosso compromisso com a acessibilidade. Em 2023, nossa Startup Perto Digital consolidou uma parceria com a Oktoberfest Blumenau. Nesse contexto, lançamos o primeiro sistema de acessibilidade para eventos do Brasil. Durante os 19 dias da maior festa alemã da América Latina, oferecemos um Terminal de Autoatendimento acessível para os festeiros. Nossa solução orienta pessoas na procura por banheiros, caixas, praça de alimentação, ambulatórios e demais informações sobre a festa. Nossa Perto Digital é sinônimo de alegria, comemoração, festa e muita qualidade de vida entregue. Queremos que o acesso esteja com nossos usuários em todos os momentos.
Perceba que as três questões mencionam fatos, processos e propósito empresarial.
São informações para o cérebro processar, respostas factuais. A última questão menciona uma história que comunica sentimentos e ativa a conexão emocional com as pessoas.
O coração da história desperta a alma nos fatos e nas respostas lógicas.
Essas palavras fortes podem sensibilizar pessoas, clientes, parceiros e investidores.
Assim, o storytelling pode ser usado em vários momentos.
A quinta dica para um marketing inclusivo
A quinta dica é um insights extra que não está no livro.
Marcas que conseguem atingir uma maior fatia do mercado com acessibilidade digital propagam o marketing inclusivo para mais pessoas.
Mais e mais fatias da suas audiências terão contato com seu storytelling!
Por isso, a tecnologia da Perto Digital pode ser bastante útil para oferecer acesso e alcançar corações e mentes.
Acolha os mais diversos públicos e abrace a pauta da pessoa com deficiência.
Converse com nosso time de vendas e encante seus clientes!
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